AciscsEconomiaHomeSão Caetano do Sul

Estevam diz que empresas já estão no  lockdown

O empresário Walter Estevam Junior, secretário do Conselho Superior da Aciscs – Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul, diz que a maioria das empresas já estão em lockdown devido a quarentena e que a mudança será  a restrição para  população que não poderá sair nas ruas além da paralisação das empresas consideradas essenciais. “Mais de 50% das pequenas e médias empresas vão quebrar e teremos o maior desemprego da história do Brasil”, disse Estevam

 

Um caminho desconhecido e perigoso para empresas, população e governo

 

Protocolo

Enquanto empresários defendem a flexibilização para a abertura do comércio, o governador João Dória já tem o protocolo pronto para aplicar o lockdown no próximo mês como medida para o enfrentamento da pandemia do Covid-19, proibindo a circulação nas ruas.

Região

O argumento é a baixa adesão ao isolamento social, principalmente na Capital e na área Metropolitana de São Paulo. Ontem o Governo do Estado anunciou que o isolamento estava em 48%.

Total

Entretanto, empresários dizem que já estão em lockdown, (termo em inglês para restrição absoluta), desde o início da quarentena e que a única mudança será a ordem formal para a população que terá que ficar obrigatoriamente em casa.

Estevam

Entretanto, os números são os piores possíveis para o comércio. Já temos informações que 50% dos bares e restaurantes não conseguirão reabrir as portas no pós pandemia”, explica o empresário Walter Estevam Junior – ex-presidente da Aciscs – Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul.

Resultado

Portanto, a grande diferença é que com o lockdown até as empresas consideradas essenciais terão suas atividades paralisadas. Do ponto de vista sanitário, seria ineficaz fechar tudo somente na Capital e deixar os municípios da grande São Paulo fora do contexto.

Futuro

Estevam afirma que será ao afirmar que será um caminho desconhecido e perigoso para empresas, população e governo. “Vamos parar de contar óbitos do Covid para contar em presas quebradas, população desempregada e uma sociedade falida”, concluiu Estevam.

Dória

Avaliação para endurecer a quarentena, com adoção de medidas de lockdown ou tranca-rua, é feita diariamente pelo comitê de saúde do estado de SP, mas o governador João Doria diz que esquema não deve ser adotado neste momento.

Planejamento

“Nos protocolos do comitê de saúde existe o lockdown, local e regional, mas neste momento ele não será aplicado. Nós estamos avaliando isso dia a dia, com cuidado, com atenção, com zelo, com as informações provenientes da equipe coordenada pelo Dimas Covas e também com as informações compartilhadas pelo secretário de saúde do estado”, disse João Doria em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (15).

Comércio

Como resultado, “provavelmente, estamos próximos de entrar na maior depressão econômica da história do Brasil”, afirma Estevam Junior que lembra também das dificuldades que o comércio passou com a instalação da Lei Cidade Limpa em São Caetano.

 

 

 

 

 

 

 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo