HomePolitica

Eleições 2020: Congresso estuda mudar pleito para dezembro

Pandemia de coronavírus pode interferir no calendário eleitoral e postergar a ida dos eleitores às urnas. Senado e Câmara dos Deputados pautam o assunto e consonância com as recomendações do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Eleições municipais podem ocorrer em dezembro

Proposta de alteração do calendário eleitoral está em análise pelo Congresso Nacional. Deputados e senadores debatem o assunto com vistas ao pleito eleitoral de outubro, que diante da pandemia do novo coronavírus (covid-19) poderá ocorrer em dezembro. A proposta partiu do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

“Vamos constituir um grupo de trabalho ou uma comissão especial formada por deputados e senadores. A participação do TSE, naturalmente, é fundamental, já que há esse sentimento de construir uma alternativa, uma saída diante da pandemia que nós estamos vivendo”, disse Alcolumbre.

O novo ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso disse que a mudança da data das eleições municipais será combinada com o Congresso. “Eu já fiz uma intervenção informal com presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para afinarmos as nossas posições e termos um discurso unificado sobre a eventual necessidade de adiamento”, afirmou ele em entrevista ao jornal Correio Braziliense publicada no domingo (24).

Apesar de buscar o diálogo, o magistrado ainda diz que o melhor é manter o calendário oficial. “Eu não desejaria ter que adiar. O prazo das eleições está previsto na Constituição e penso que elas são um ponto vital para a democracia; Porém, nós não podemos fechar os olhos à realidade. Existe uma pandemia no mundo, ela atingiu o Brasil e a curva, neste momento, ainda é uma curva ascendente. Se, até meados de junho, a situação continuar semelhante à que se encontra hoje, talvez seja inevitável a necessidade de se adiar as eleições.”

Calendário

O calendário prevê o primeiro turno para 04 de outubro e o segundo em 25 do mesmo mês. Se aprovada a alteração, o primeiro turno será em 06 de dezembro e o segundo turno em 20 de dezembro.TSE

 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo