GeralHome

FUABC “despreza os cidadãos” ao não dar clareza a informações sobre cargos e salários

Cidade em Números faz questionamento sobre acesso às informações

A FUABC (Fundação do ABC), organização social de saúde, responsável por gerenciar hospitais na região, volta à pauta, desta vez, com base em questionamentos realizados pelo Cidade em Números.

De acordo com o portal que reúne informações sobre contratações e gastos públicos, o portal da transparência da FUABC não é claro na divulgação das informações, além de estar fora dos padrões de apresentação previstos pela Lei da Transparência.

A falta de clareza foi constatada no final de 2019, quando, o Cidade em Números, tentou buscar informações, nomes e salários dos respectivos contratados. Como nada foi identificado, o Ministério Público foi acionado e a partir do início deste ano, dados começaram a ser apresentados.

“São duas listas para cada uma das 27 unidades, uma com matrícula e nome dos contratados e outra com matrícula e valores recebidos, porém há uma dificuldade de traçar uma linha entre estas informações, com isso, não é possível saber quem desenvolve tal função e quanto recebe pelo trabalho”, destaca nota do Cidade em Números ao complementar que tais informações demoram mais de um mês para serem lançadas no sistema, o que deixa claro o “desprezo pela informação e aos cidadãos”. Outro ponto que gera questionamentos está relacionado ao sobrenome, sempre há corte de parte dos sobrenomes mais longos, o que impede uma leitura objetiva sobre quem seria o contratado.

Para relacionar nomes, matrículas, cargos e salários de forma correta, o Cidade em Números conta que um software para computador desenvolvido especificamente para suprir a deficiência das informações fornecidas, mas “alguns dados não batem, ou seja, há divergências de informações”.

Em nota a FUABC destaca: “todos os questionamentos pertinentes já foram ajustados no Portal. Dessa forma, as duas listas citadas já foram corrigidas, cargos não cadastrados foram cadastrados e outros apontamentos pontuais já estão on-line”.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo