HomeNucleo de Ação SocialSão Bernardo do CampoSaúdeUncategorized

Em Dia Mundial da Doação de Leite Humano, Prefeitura de São Bernardo reforça importância do ato

Estoque no Banco de Leite, localizado no Hospital Municipal Universitário, está com número de doadoras 20% menor do que nos meses anteriores à COVID-19

Não foi uma decisão fácil para Thaís Francesconi Duda, 29 anos, mãe de Beatriz, de 10 meses, se tornar uma doadora de leite materno. No início, a insegurança e a quantidade de dúvidas sobre o puerpério falavam mais alto. Mas, bastou uma conversa com sua mãe e sua tia, grandes incentivadoras e defensoras do ato, para que ela repensasse sobre o tema.

Elas me estimularam a manter a amamentação exclusiva e falaram que quanto mais eu amamentasse, mais leite seria produzido. Minha tia citou o quanto o leite materno de doações fazia diferença para os bebês prematuros pois é muito completo. Depois disso, minha produção de leite realmente se tornou muito boa, e antes de amamentar minha filha eu sempre tinha que tirar um pouquinho de leite para a mama não ficar rígida e me sentia mal descartando algo que era tão importante”, relata a mãe doadora.

No dia 19 de maio, em que é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, a Prefeitura de São Bernardo reforça a importância do ato, especialmente, durante a pandemia, em que o estoque do Banco de Leite, localizado no Hospital Municipal Universitário (HMU), está com número de doadoras 20% menor em relação aos meses anteriores.

Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC
Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC

 

COMO DOAR

 

 

A mãe precisa entrar em contato com o Banco de Leite do município por meio do telefone 4365-1480. Recebe as orientações e os frascos para colher o alimento na própria casa. “Os procedimentos não são complicados, a equipe do Banco é super prestativa. Me explicaram que viriam trazer e buscar os frascos em casa, tudo é muito simples e acontece de uma forma natural”, contou Thaís.

MOTIVOS PARA DOAR

Só há benefícios no ato, tanto para mãe e bebê como para o bebê prematuro que está internado e não pode receber o leite da própria mãe. Além de manter a produção de leite ativa na mulher, facilita a pega do bebê correta para a amamentação e evita engasgos.

REFERÊNCIA NA REGIÃO

Além do atendimento humanizado, o Banco de Leite de São Bernardo também é referência como equipamento na região do Grande ABC. Em 2017, obteve o Prêmio de maior captador e maior volume dispensado de Leite Humano. É o primeiro equipamento público de Saúde da região, e, o quarto no Brasil, a oferecer leite materno com qualidade nutricional atestada. A unidade possui ainda a máquina Human Milk Analyser-Myris, que detalha a quantidade exata de proteínas e gorduras, que é fornecida a cada recém-nascido. Em média, 80 bebês prematuros são beneficiados todo mês.
legenda Cuidados dos processos de doação foram redobrados neste período de pandemia da COVID-19
Texto: Vivian Rossi
Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo