HomeSão Caetano do SulSaúde

SCS adota túnel desinfetante e Anvisa diz que não há evidencias da eficácia

Ao contrário do afirmado pelo prefeito cassado José Auricchio Jr - PSDB, não há evidências que comprovem a eficácia da medida, que consiste em pulverização segundo a Anvisa

CELSO M. RODRIGUES

São Caetano tem usado o túnel desinfetante, método questionado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que informou que não há evidências que comprovem a eficácia da medida, que consiste em pulverização, mas que a eficiência das substâncias depende da concentração, tempo de contato e modo de aplicação, o que não permite garantir que funcione.

Alerta

A Anvisa também alertou que alguns desinfetantes podem causar irritações na pele, olhos, mucosas e vias respiratórias.

Cassado

“O Túnel de Desinfecção é mais uma ação pioneira de São Caetano do Sul no enfrentamento ao coronavírus. Um produto biológico, natural, registrado pela Anvisa, que, além de eliminar germes e bactérias, é atóxico, ou seja: não agride pele, olhos, boca, narinas e nenhuma outra parte do corpo”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior, ao reforçar o apelo para que as pessoas fiquem em casa.

Óbitos

Até às 13h do dia 29 de abril, a região do ABC contabilizava 1.580 casos confirmados do Covid-19 (Coronavírus) e 141 óbitos em decorrência da doença. Números que preocupam as autoridades, já que São Bernardo ocupa a terceira posição em casos no Estado, atrás da Capital e Osasco. Hospitais das sete cidades da região têm 90% das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) lotados.

Campanha

Nas sete cidades que compõem o ABC, a ocupação dos leitos é crescente e para tentar minimizar os impactos foram entregues dois Hospitais de Campanha em Santo André e Ribeirão Pires.

Ribeirão
O Hospital de Campanha, montado no ginásio municipal de Ribeirão Pires, conta com 41 leitos, com sete para cuidados semi-intensivos. Os diagnosticados com a doença começaram a chegar dia 29. Contudo, se houver piora de algum paciente, este deverá ser deslocado para hospitais da região, já que nem o Hospital de Campanha e nem a cidade contam com UTI.
Santo André

O município de Santo André entregou, dia 29, o segundo hospital de campanha, no Estádio Bruno José Daniel, com 12 leitos, dez de UTI. Segundo anunciado pela Prefeitura da cidade, este complexo começará a ser utilizado assim que o hospital de campanha do Complexo Pedro Dell’Antonia atinja 70% de ocupação dos seus 180 leitos. Atualmente o local tem cerca de 30% da ocupação.

 

 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo