HomeSanto AndréSaúde

Alunos da MedABC dão apoio no combate ao coronavírus em Santo André

Estudantes orientam usuários pelo 0800 do município e fazem telemonitoramento de pacientes atendidos pelo ambulatório da faculdade

Alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina do Centro Universitário Saúde ABC, estão contribuindo no combate à pandemia da Covid-19 no município de Santo André, sede do campus universitário. Portando o serviço de monitoramento dos pacientes, especialmente idosos, é realizado por 118 estudantes, sendo 50 do curso de Enfermagem e 68 de Medicina.

Portanto, por meio do serviço de 0800 da Secretaria de Saúde da Prefeitura, os estudantes monitoram  os idosos com sintomas leves que já buscaram os serviços de saúde da cidade e estão em isolamento domiciliar. O mesmos  são orientados a retornar ao serviço em caso de piora dos sintomas.

Além disso, a equipe também tira dúvidas sobre sintomas do novo coronavírus, e também presta explicações sobre formas de diminuir a transmissão e para onde se dirigir em caso de sintomas respiratório, ao menos  68 alunos do 4º, 5º e 6º anos do curso de Medicina se inscreveram voluntariamente para participar dos atendimentos. Já do curso de Enfermagem participam da iniciativa 20 alunos.

 ENFERMAGEM

Além disso, alunos de graduação em enfermagem, que integram a Liga Multiprofissional da Saúde do Idoso, aliados aos residentes de enfermagem da Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer, também fazem o tele monitoramento dos idosos acompanhados pelo Ambulatório de Gerontologia e Estomaterapia.

“A ideia é que os usuários não fiquem desassistidos, uma vez que os atendimentos eletivos no ambulatório da faculdade foram suspensos durante a pandemia.Sendo assim, foco são os pacientes mais frágeis, em especial os com quadros demenciais, depressão e feridas crônicas na pele”, explica a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da FMABC, professora Ana Paula Guarnieri.

VOLUNTÁRIOS

De forma voluntária, após seus horários de trabalho, os residentes telefonam semanalmente aos pacientes para acompanhar e solucionar os problemas encontrados no seguimento do tratamento, bem como para conversar com os familiares cuidadores.

Estão envolvidos na iniciativa 30 residentes na área de Atenção Básica e 26 destinados aos pacientes atendidos na Atenção Hospitalar. Para as próximas semanas, inclusive, está sendo programada uma interação virtual educativa com familiares de pacientes com demência.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo