HomeSão Caetano do SulSaúde

São Caetano registra seis óbitos pelo Covid-19

Prefeitura de SCS emite boletim Covid-19 e especialista em PNL questiona números. Hospital de Campanha ainda não está liberado

CELSO M. RODRIGUES

A Prefeitura de São Caetano emitiu o Boletim Covid-19 da cidade, segunda-feira (13), com o número dos casos notificados, confirmados, descartados e os que estão aguardando resultados, além dos óbitos na cidade e outros detalhes, que o REPÓRTER teve acesso e divulga ao leitor nesta edição e a reposta sobre o Hospital de Campanha, que estava fechado no final de semana de Páscoa, sábado (11) e domingo (12).

CASOS

Portanto, até dia 13 de abril, segundo o site da Prefeitura, São Caetano tinha 95 casos confirmados, incluindo aqueles confirmados pelo Programa Disque Coronavírus, além de 742 notificações, 241 descartados e 432 aguardando resultado oficial de teste. Ainda, segundo o relatório, constam seis óbitos confirmados, sete mortes descartadas e outras 13 aguardando resultado oficial de teste. Como resultado, para confirmação oficial de casos de Covid-19 na rede pública há a necessidade de laudo do Ministério da Saúde, através do Instituto Adolfo Lutz.

PÂNICO

Jorge Jaime Reis, practitioner em PNL (Programação Neurolinguística), questiona a metodologia e a veracidade das informações.

Tinham somente funcionários. Não havia nenhum paciente. Passei em três locais, Albert Sabin e Carreta da Saúde, este do lado de fora do Albert Sabin, em São Caetano, e no Hospital Brasil, em Santo André. É um alarme de pânico que estão querendo fazer, estive dentro dos hospitais. Duvido que existam mais de dez óbitos, óbito existe, mas é para pessoas de mais de 60 anos com alguma comorbidade, conversei com as pessoas, elas falam que internam e saem na hora, os leitos estão vazios. Ou seja, é mito! Não conheço ninguém, não vimos óbitos, é invenção do Dória que botou no Diário Oficial para prevenir o pessoal, é obvio que é mentira dele. O objetivo do Doria é causar o caos, fechar comércio e indústria. Para detectar um óbito são 15 dias de exame, quando morreu e quando provaram o óbito, é no mínimo 15 dias, é científico. Eles estão inventando muita coisa e precisamos ver a ciência para ver se é verdade, porque a ciência não mente.  Depois de ser contagiado pelo Covid-19 você estará imune e não pegará novamente e o seu sangue cura os outros infectados”, discorre.

MAIS NÚMEROS

Ainda segundo dados da Prefeitura de São Caetano, a Rede Pública de Saúde da cidade contava com 15 pessoas internadas, entre casos suspeitos e confirmados. Entretanto, o Hospital Municipal de Emergência Albert Sabin matinha duas pessoas internadas e nenhuma em estado grave. Da mesma forma, no complexo hospitalar, que reúne os hospitais Maria Braido, o Marcia Braido e o Hospital Municipal Euryclides de Jesus Zerbini eram 13 internos, destes, nove em estado grave. Já na rede privada de Saúde de São Caetano eram sete casos, entre confirmados e suspeitos. Já no Hospital São Luiz eram três internados, entre eles um em condição grave; no Hospital Beneficência Portuguesa eram três pacientes internados, entre eles um em estado grave. O Hospital Central não tinha nenhum caso e o Hospital Santa Ana mantinha um paciente internado em estado grave.

Já dos moradores de São Caetano internados em outras cidades eram nove, entre eles um em situação grave, entre hospitais públicos e privados. Até dia 13 de abril, a Rede Pública de Saúde da cidade já havia concedido alta a 28 pacientes, duas delas no dia 13. Enquanto isso, no Disque Coronavírus (0800 774 4002), que a cidade mantém para receber informações sobre possíveis casos, foram atendidas 1.081 pessoas, foram realizaras 233 auto-coletas e 26 resultados positivos para Covid-19.

ÓBITOS

Os seis óbitos pelo Covid-19 em São Caetano ocorreram de munícipes, por exemplo, foram dia 23 de março, de um homem de 86 anos, no Hospital Maria Braido, que tinha doença pulmonar crônica e de uma mulher de 81 anos, no Hospital Mario Covas, sem comorbidades. Além disso, outra morte foi dia 26 de março, de uma mulher de 92 anos, no Hospital Mario Covas, com doença cardiovascular e hipertensão. No dia 30 de março, o óbito foi de um homem de 89 anos, no Hospital Oswaldo Cruz, com neoplasia. Enquanto isso, no dia 04 de abril, quem perdeu a vida um homem de 78 anos, com doença neurológica crônica e a última morte foi dia 10 de abril, de um homem de 56 anos, no Hospital Santa Marggiore, e sofria de doença cardiovascular crônica, diabetes e dislipidemia. Ainda existem 13 óbitos em investigação, sete homens e seis mulheres.

RESPOSTA

Por outro lado, em respostas aos questionamentos do REPÓRTER, a Prefeitura de São Caetano informou que todas as informações sobre número de casos, locais de internação, estado de saúde dos pacientes, etc constam no boletim diário, que pode ser acessado no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br. Da mesma forma, o Hospital de Campanha, instalado no antigo Hospital São Caetano, a Municipalidade informa que “Já sobre o Hospital de Campanha, ele estava fechado no sábado e no domingo de Páscoa porque ainda não entrou em funcionamento. Está sendo preparado no Hospital São Caetano para, inicialmente, 50 leitos, podendo chegar a 200 (todos de enfermaria), dependendo da demanda que se apresentar. Começará a funcionar até o fim de semana”.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo