HomeRibeirão Pires

“Cidadania Móvel” levou orientações sobre auxílio emergencial a moradores do bairro Santa Rosa

Equipamento percorrerá bairros da Estância ampliando a divulgação das informações sobre programa do Governo Federal

“Cidadania Móvel” levou orientações sobre auxílio emergencial a moradores do bairro Santa Rosa

O “Cidadania Móvel”, unidade itinerante da Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires, percorrerá diferentes regiões da cidade para orientar moradores sobre o funcionamento do programa Auxílio Emergencial, do Governo Federal. Em primeiro lugar, nessa segunda-feira, dia 13, o equipamento atendeu moradores do bairro Santa Rosa e região.

Nessa terça-feira, dia 14, das 10h às 14h, o “Cidadania Móvel” estará estacionado na Rua Javaré, 560 – Jardim Aprazível (em frente ao Bar da Dona Fátima).

“Nosso objetivo é assegurar que os munícipes tenham acesso à informação. A equipe da assistência social estará disponível para esclarecer dúvidas que os munícipes tenham com relação às formas de cadastros online disponibilizadas pelo Ministério da Cidadania. É preciso deixar claro que o próprio munícipe deve acessar as plataformas ou aplicativos pela Internet e se habilitar para receber o benefício, caso esteja dentro do perfil e ainda não faça parte do CadÚnico”, explicou a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

TRIAGEM

Antes dos atendimentos, os moradores passam por triagem. As equipes, com EPI’s, verificam a temperatura do munícipe. Caso apresente febre, o morador é encaminhado à unidade de saúde para atendimento. A medida se dá para prevenção das equipes e demais moradores nesse momento de combate ao COVID-19.

Sendo assim, o auxílio Emergencial – Pelo programa, chamado “coronavoucher”, profissionais autônomos e informais de todo o País receberão, por três meses, o auxílio emergencial no valor de R$ 600. Mães responsáveis pelo sustento da família poderão receber o dobro – R$ 1.200,00. Duas pessoas por família, no máximo, terão direito ao auxílio emergencial. Beneficiários do Bolsa Família, por exemplo, poderão receber o “coronavoucher” caso o valor do auxílio seja maior – os programas não serão cumulativos. Enquanto isso, moradores da cidade que estejam dentro do perfil do programa e que já estejam inscritos no CadÚnico não terão necessidade de novo cadastro.

Todos os procedimentos, portanto, relacionados ao programa são realizados por meio de plataformas digitais – aplicativo, site e central telefônica. Da mesma forma, o Governo Federal disponibilizou o app Caixa – Auxílio Emergencial para celulares com sistemas Android e IOS (da Apple). Além disso, o download pode ser feito tanto na App Store, quando na PlayStore. No entanto, o Governo Federal anunciou que pessoas sem créditos no celular terão a possibilidade de baixar o aplicativo, em acordo firmado com operadoras. Dúvidas poderão ser sanadas pelo telefone 111 (ligação gratuita). Enquanto isso, o trabalhador poderá consultar se está ou não no CadÚnico pelo site do Ministério da Cidadania.

Confira o cronograma completo de atendimento do “Cidadania Móvel”:

  • Dia 14/04, das 10h às 14h – Rua Javaré, 560 – Jardim Aprazível (em frente ao Bar da Dona Fátima);
  • Dia 15/04, das 10h às 14h – Rua Adélia Renzetti, 266 – São Caetaninho (em frente à Associação de Moradores);
  • Dia 16/04, das 10h às 14h – Rua Primo Bertoldo, 02 – Jardim Vista Linda (em frente ao Bar da Xuxu);
  • Dia 17/04, das 10h às 14h – Av. Coronel Oliveira Lima, 1.798 – Jardim Serrano (em frente à Associação de Moradores).
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo