ACISCSHomeSão Caetano do SulSaúde

Recessão econômica pode matar mais que a pandemia

Um mapa criado pela equipe Bing da Microsoft oferece às pessoas uma maneira fácil de observar a disseminação do COVID-19, informou o The Verge na segunda-feira.

 

Walter Estevam Junior

O mundo está dividido em relação ao isolamento social. A maior parte dos especialista e dos governos adotaram o isolamento social horizontal mas já há uma grande parcela mostrando os benefícios do isolamento vertical como estratégia de restrição entre cidadãos.

Wuhan

Entretanto, quem está saudável e permanece fechado em seu lar, não corre o risco de pegar a doença? As dúvidas são diversas inclusive quando se questiona por que somente a cidade de Wuhan foi tão afetada na China enquanto que Pequin ficou fora da pandemia apesar dos seus 21,5 milhões de habitantes.

Bing

Um mapa criado pela equipe Bing da Microsoft oferece às pessoas uma maneira fácil de observar a disseminação do COVID-19, informou o The Verge na segunda-feira.

Ranking

Podemos dar como exemplo a cidade de São Caetano que sempre teve destaque como referência nacional em diversos pontos mas está em terceiro lugar no ranking da cidade mais contagiadas em relação ao número de habitantes, perdendo somente para Fortaleza e para a capital paulista.

Administração

Com certeza o problema não é a falta de recursos mas sim de gestão deles.  Não vemos os idosos nas ruas da cidade e mesmo assim eles estão sendo contagiados. Nesse caso parece que o isolamento não está dando resultado esperado

Credibilidade

Ninguém pode desprezar a opinião dos especialistas na área médica mesmo que essa pandemia seja uma grande novidade e ninguém tem experiência especificamente sobre o assunto.

Fronteiras

Vale lembrar que com esse estado de quarentena o assunto extrapola as fronteiras da medicina e afetam outras área importantes como a economia, sociedade, justiça, relações do trabalho e chegando ao ponto de se discutir direitos garantidos na Constituição Federal.

Idosos

Não dá para focar somente na infectologia para definir a estratégia de solução. Mesmo com a quarentena as pessoas acabam tendo contato com o Coronavírus de várias formas e sabemos que são os idosos, portadores de doenças pré-existentes que estão mais vulneráveis pois esse grupo corresponde a mais de 90% das vítimas fatais do Covid-19, mas eles são apenas 15% da população brasileira.

Números

Estudos mostram também baixa letalidade desse novo vírus. Pacientes com até 10 anos de idade, a mortalidade é perto de 0%. De 10 a 60 anos a mortalidade é de 0,2%. Portanto a cada 1000 pessoas infectadas, duas morrem. Se um milhão de pessoas forem infectadas, a estimativa é que morram duas mil pessoas e nesse grupo, cerca de 1800 devem estar no grupo de risco (idosos…).

Economia

Essa defesa do Isolamento, Quarentena, Supressão, Mitigação,… ; custe o que custar precisa ser muito bem avaliada. Precisamos pensar nos benefícios dessas ações e principalmente nos prejuízos pois a recessão econômica pode matar mais que a pandemia. Agora quem pode responder essa questão são os economistas, sociólogos, estatísticos empresários e com certeza o governo.

Futuro

Existem relação direta entre queda de renda e mortalidade, queda de arrecadação tributária e queda de qualidade no serviço público de saúde.

Empresários

Com certeza os mais pobres serão os mais impactados se a recessão crescer na proporção em que empresas já estão quebrando. Profissionais liberais e autônomos estão desesperados sem falar nos comerciantes que continuam com suas portas fechadas mas com as contas a pagar abertas.

Não quero ter razão. Quero apenas ser feliz e buscar as melhores alternativas para essa crise.

Fonte: https://www.bing.com/covid

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo