AnimaisHome

Envelhecimento dos pets faz aumentar casos de Doença Renal Crônica

Aumento da expectativa de vida de gatos e cães merece atenção

Envelhecimento dos pets faz aumentar casos de Doença Renal Crônica

Gatos e cães estão ficando, cada vez mais, dentro dos lares e sendo acolhidos como um membro da família. Essa atitude, combinada com a conscientização da importância de oferecer uma alimentação de qualidade, bem como com uma assistência veterinária de qualidade, faz com que os pets vivam mais. Embora seja uma ótima notícia, o aumento da expectativa de vida de gatos e cães merece atenção: com a idade se aproximam algumas doenças, que não são tão comuns em animais mais jovens e, muitas vezes, são descobertas tardiamente. Um exemplo é a DRC (Doença Renal Crônica), condição marcada por diferentes causas, que pode acometer cães e gatos de todas as idades, mas principalmente animais acima de 10 anos, que têm 81% de chances de apresentar algum sintoma.

Por isso, o mês internacional do cuidado com as doenças renais, conhecido como “Março Amarelo”, tem o objetivo de conscientizar Médicos-Veterinários e tutores sobre a prevenção da doença e diagnóstico precoce.

O médico-veterinário estudioso da área de nefrologia veterinária e Professor da Escola de Veterinária da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Júlio Cambraia, dá dicas para identificar a doença renal:
Os primeiros sinais clínicos são o aumento na micção seguida do aumento da ingestão de água. A falta de apetite e, perda de peso, também é um dos sinais comuns da doença. O animal pode apresentar fraqueza, abatimento e palidez de mucosa. Idas anuais ao médico-veterinário são fundamentais para a prevenção.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo