Escorpiões assustam população de S. Caetano

A espécie, de cor amarela, é venenosa e sua picada pode matar crianças e até mesmo animais domésticos.

Escorpiões assustam população de S. Caetano

A população de São Caetano está amedrontada com a quantidade de escorpiões encontradas na cidade.

A espécie, de cor amarela, é venenosa e sua picada pode matar crianças e até mesmo animais domésticos.

Para se ter ideia da dimensão do problema, em apenas uma hora, equipes da Prefeitura e do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), localizaram no entorno da avenida Tijucussu, no bairro Olímpico, 20 escorpiões. Mas moradores relatam a presença destes seres em outros pontos.

O animal, de hábitos noturnos, vive em locais escuros, quentes e úmidos como galerias de águas pluviais.

No entanto, em ambiente urbano, os escorpiões se adaptam e costumam montar seus ninhos entre amontado de pedras, entulhos, lixo e outros e, a partir destes “esconderijos” entram dentro de casas e se alojam em sapatos e no meio de roupas.

Fátima Cartaxo, moradora do Cerâmica e vizinha de muro com um clube abandonado afirma:

estamos com medo, aqui no Tamoyo tem muito entulho. Dois escorpiões foram mortos aqui e ninguém faz nada. Só tem sujeira e entulho aqui, obra que é bom nada”.

Moradores da rua São Paulo relatam ainda que um cachorro morreu após ser picado por um escorpião dentro do apartamento. Destaca-se que o escorpião, por ser pequeno, entre 10 e 12 centímetros, consegue se esconder em qualquer lugar e ter acesso aos imóveis por ralos, por exemplo.

Procura a Prefeitura que os casos de acidentes têm caído: 09 em 2018, 05 em 2019 e nehum este ano. Nenhuma morte registrada em três anos. Prefeitura destaca que realiza periodicamente programa de controle.

Escorpiões se escondem também em galerias de águas pluviais
Sair da versão mobile