AtualidadesHomeO canto do Joca

Experiências e desafios da gestão documental debatidos no Consórcio

Os temas foram abordados no Ciclo Regional de Gestão de Arquivos, organizado pelo Grupo Temático Gestão de Arquivos da entidade regional

Experiências e desafios da gestão documental debatidos no Consórcio

O Consórcio Intermunicipal do ABC colocou em debate, nesta quarta-feira (30/10), experiências e principais desafios da administração pública atual para a melhoria da gestão da informação pública.

CICLO REGIONAL

Os temas foram abordados no Ciclo Regional de Gestão de Arquivos, organizado pelo Grupo Temático Gestão de Arquivos da entidade regional,

em parceria com a Prefeitura de Santo André e com apoio do Arquivo Público do Estado de São Paulo e da Faculdade de Sociologia e Política do Estado.

Digital

Na mesa de abertura, o coordenador do Grupo Temático Gestão de Arquivos, Marcelo Assis, ressaltou que o evento foi planejado para debater a importância da gestão documental na administração pública diante da transformação digital, com ênfase na transparência.

ESPECIALISTA

A primeira palestra abordou além disso os desafios da gestão documental na administração pública, tema abordado por Rachel Bueno, especialista em documentação e professora da FESPSP.

Administração

Em seguida, os desafios da gestão documental na administração pública foram tema da palestra de Charlley Luz, coordenador dos cursos de pós-graduação do Núcleo de Ciência da Informação FESPSP.

GUIA

A programação incluiu por exemplo a apresentação do Guia Técnico de Transparência Municipal, que orienta prefeituras sobre como implementar políticas de gestão documental e de publicidade de dados públicos.

Lançado em agosto, o documento é resultado da cooperação técnica entre o Arquivo Público e o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).

Boaventura

Encontrei ontem o engenheiro Joaquim da Silva Boaventura, que caminha rumo aos 82 anos de idade, e continua firme e forte.

Foi vereador em Santo André (eleito em 1988 e reeleito em 1992), mas hoje não quer mais saber de política.

FAISA

“Deixei há 20 anos (a política)”, disse em conclusão. Uma pena.

Boa presidiu por muito tempo a Faisa (Fundação de Assistência à Infância de Santo André), criada pelo Lions, quando não só construiu postos de puericultura, como tornou a entidade privada um modelo de atendimento materno e infantil.

FATO OU BOATO

Desde 2018 o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não parou de trabalhar em estratégias e ações para enfrentar o fenômeno da desinformação.

Além disso a página “Esclarecimentos sobre Notícias Falsas” – lançada em 2018 – foi atualizada, ganhou recursos e novo nome: “Fato ou Boato?”.

O site passou a reunir, em um só espaço, todos os conteúdos produzidos para rebater as informações falsas sobre a Justiça Eleitoral.

SELIC POSITIVA

O Secovi-SP considera muito positivo o terceiro corte seguido da taxa Selic, que passa a ser de 5% e atinge mais um recorde histórico.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo