Família Avamileno e empresário Erick Eloi deixam PT de Santo André

Já há conversas com vários partidos interessados, como Solidariedade, PMB e Avante, além de seis extra-oficiais.

Família Avamileno e empresário Erick Eloi deixam PT de Santo André

Menos de quatro meses antes de o Partido dos Trabalhadores completar 40 anos de história, um de seus principais fundadores, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, ex-vereador, ex-prefeito por duas gestões, sucessor de Celso Daniel, o líder João Avamileno entregou, ontem, sua carta de desfiliação “em caráter irrevogável e irretratável”, mesma atitude da ex-primeira-dama Ana Maria Meirelles Avamileno, do filho e articulador político Fabrício Manfrinato Avamileno, e do empresário Erick José Eloi do Nascimento, filiado há 21 anos.

ALTERNATIVA FORA

Sobre a decisão de deixar o PT, Erick Eloi, que se apresentava como pré-candidato a prefeito de Santo André pela agremiação, comentou:

em suma,

Precisamos construir uma alternativa real pra população de Santo André, e isso só será possível do zero com um partido progressista que assuma um compromisso real de incluir o povo no debate, que não se resuma à sobrevivência de seus líderes, o que não é o caso do PT de Santo André, que tem dono! E ao ver o tratamento dado a alguém com a biografia do seu João Avamileno não tive dúvidas, estava no lugar errado tentando fazer a coisa certa”.

PARTIDOS

Já há conversas com vários partidos interessados, como Solidariedade, PMB e Avante, além de seis extra-oficiais.

MAIS DE 50

Nos próximos dias, Erick calcula que aproximadamente mais 50 militantes, entre familiares e líderes próximos, devam entregar suas desfiliações.

BETE

A debandada dá-se depois de o diretório municipal decidir pela pré-candidatura a prefeita da vereadora Bete Siraque, sem prévias.

SIRAQUE

Curiosamente, o processo lembra o de 2008, quando Avamileno optou pela candidatura do deputado Vanderlei Siraque (marido de Bete), e viu todo o seu secretariado pedir exoneração, já que o grupo apoiava a então vice-prefeita, Ivete Garcia. Resultado:

o PT perdeu para Aidan Ravin uma eleição praticamente ganha.

DOTES DE DOTTO

Ex-presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), o empresário Evenson Robles Dotto virou a noiva da vez no processo sucessório andreense, mas despista quando indagado.

Em suma,

Tem convite todo dia para disputar a Prefeitura e eu não digo que sim, porque sinceramente não penso nisso, mas também não digo que não, para depois passar por mentiroso; estou analisando”, afirma em conclusão Evenson.

NEM LÁ, NEM CÁ

No entanto,

Evenson só tem uma certeza:

Para um partido de esquerda não vou, mas também não vou com a extrema direita, pois penso em algo mais equilibrado”.

REELEIÇÃO

Além disso,

Prefeito Orlando Morando (PSDB) deixou claro ontem que disputará a reeleição, ao dizer:

Estou terminando o mandato, o primeiro mandato”.

Sair da versão mobile