“Tem bandido para todo mundo”, afirma o secretário Edson Sardano

Vereador licenciado para comandar a Secretaria, Sardano transmitiu seu depoimento da frente da Câmara Municipal

“Tem bandido para todo mundo”, afirma o secretário Edson Sardano

Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o secretário de Segurança Cidadã de Santo André, Edson de Jesus Sardano, utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (14/10), à tarde,

para conclamar seus seguidores e apoiadores a manifestar-se pelas mesmas redes e enviar e-mails a deputados reivindicando mudanças na legislação com o objetivo de dar segurança jurídica ao trabalho das Guardas Civis Municipais e seus respectivos integrantes.

GRAVE

Vereador licenciado para comandar a Secretaria, Sardano transmitiu seu depoimento da frente da Câmara Municipal, onde começou dizendo:

Olá pessoal, eu quero comentar com vocês uma coisa extremamente grave, que não estão dando muita atenção;

estão aí surgindo algumas decisões judiciais no Estado de São Paulo, em especial, punindo prefeitos que mantêm as suas Guardas Municipais, e colocam as Guardas Municipais a serviço da sociedade, fazendo policiamento;

e nós aí observamos pelo menos três decisões judiciais aplicando multas a prefeitos caso as Guardas Municipais façam policiamento.” Em conclusão.

ESTÁ NA LEI

Sardano citou caso recente ocorrido em São Caetano, mas não criticou o delegado, e sim a lei:

Em suma,

Tivemos aqui em São Caetano, semana passada, um delegado de Polícia soltou um assaltante, preso em flagrante porque a prisão tinha sido feita por guardas municipais.

Entendeu, o delegado de Polícia que os GCMs extrapolaram nas suas funções.

Na atual conjuntura, a criminalidade do jeito que está, um tipo de interpretação extremamente restrita, está na lei, o pior de tudo é que está na lei. Há respaldo na lei para isso.

Tanto para as decisões judiciais, quanto para a decisão do delegado.

Eles não agiram ao arrepio da lei. Agora, na minha interpretação, agiram contrariamente ao anseio da população. A população quer e precisa ser protegida. As prefeituras têm feito a sua parte.

Têm colaborado, e não há registro, não há relato de abuso de guardas municipais, de guardas municipais extrapolando,

é uma questão de adequar isso aí, adequar e aí que entra você, aí que entra a população, no sentido de se manifestar por redes sociais, por e-mail, procurar os deputados.

Está na hora de as Guardas Municipais serem reconhecidas.

São décadas, tem GCMs de 50, 60, 70 anos, décadas prestando serviço à população, e ainda tem que enfrentar essa insegurança jurídica;

pois amanhã, depois, um guarda desse entra em um tiroteio com marginais, com um criminoso,

para defender a vida da população, e o que vai acontecer com ele? Vai ser preso? Vai ser enquadrado? Ele é o bandido? Chega, gente.

Já invertemos demais os valores desse País. Está na hora de começar a caminhar para a frente. Vamos lá!

Em conclusão.

CONCORRÊNCIA

Além disso,

Em outra manifestação, em entrevista a Marcelo Uvinha, do Canal RN – Rede Notícias, Sardano afirmou não se tratar de concorrência entre Polícia Militar, Polícia Civil e GCM, e até assinalou “Tem bandido para todo mundo”.

DORIA E O COI

Além disso,

O governador João Doria inaugura portanto hoje (15), às 11h30, juntamente com o prefeito Orlando Morando, na avenida Redenção, 271, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, o COI (Centro de Operações Integradas).

Unidades

Com o objetivo de melhorar a segurança, o Centro de Operações abrigará o 6° BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), a primeira DEIC (Delegacia Especializada de Investigações Criminais), a DPPI (Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso) e a GCM (Guarda Civil Metropolitana).

Sair da versão mobile