CulturaHome

Festival Primavera Psicodélica agita o Sesc Santo André entre setembro e outubro

Festival Primavera Psicodélica agita o Sesc Santo André entre setembro e outubro

Renascimento, renovação e ressurreição.

A Primavera, estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão, é também associada ao reflorescimento da flora terrestre.

O eixo da Terra aumenta sua inclinação em relação ao Sol, a duração da luz do dia aumenta, as geadas começam a derreter e as temperaturas se elevam.

A chegada da cultura psicodélica na música, em meados dos anos 60, funcionou como a Primavera da cultura pop. No Brasil, seguindo os mandamentos antropofágicos de Oswald de Andrade,

deglutimos os corações solitários do Sargento Pimenta, digerimos e regurgitamos a Tropicália – devolvendo ao mundo o nosso pioneiro manifesto musical psicodélico.

Havia uma produção musical à margem dos grandes sucessos comerciais, que ousava ser experimental e rompia com os padrões estéticos a partir de encontros entre diferentes regionalidades e estilos, inserindo a psicodelia na cultura brasileira em plena era da ditadura militar.

É assim que o Sesc Santo André celebra essas coloridas manifestações no festival Primavera Psicodélica, durante os meses de setembro e outubro.

O projeto traz shows de grupos nacionais que lançaram álbuns psicodélicos nas décadas de 70 e 80, além de encontros com pesquisadores e artistas para tratar de temas como musicalidade e psicodelia,

fruição musical e o contexto social e político que marcou esse período de produção experimental da música brasileira.

A Primavera Psicodélica no Sesc Santo André tem início sexta-feira, com a banda Som Imaginário.

Formada nos anos 70, a banda tinha como padrinho Milton Nascimento e registrou duas noites do show Milagre dos Peixes, que deram origem ao LP duplo.

No Teatro do Sesc Santo André, a banda toca o repertório desse marcante disco lançado em 1973.

SERVIÇO

Som Imaginário sobe ao palco dia 27, às 21h., no Sesc Santo André, rua Tamarutaca, 302. Informações: 4469-1311.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo