Artigo

Trabalho Infantil: abuso ou necessidade?

Roberto Mangraviti

Proteger menores de qualquer sorte de abusos é um compromisso de qualquer sociedade que busca evoluir. Contudo alguns estereótipos com relação ao trabalho infantil foram disseminados no Brasil, equivocadamente, induzindo o pensamento para esferas perigosas.

Notem que os artistas, Sandy e Júnior trabalham desde os 7 anos de idade. Teria Xororó transgredido alguma regra de conduta? Aparentemente não, porque os filhos atingiram o estrelato e sendo neste caso o pai milionário e famoso, tudo soa como “sonho” de Hollywood..

Temos ainda o filme “ Os Filhos de Francisco” que contam a saga impressionante de Zezé de Camargo e Luciano; que perderam um irmão tragicamente na estrada, quando eram desconhecidos. Alguma crítica ao “seu” Francisco, por largar os filhos na estrada? Não, afinal o sucesso sorriu para a dupla.

Portanto, proteger um menor do trabalho escravo é fundamental, porém muitas famílias precisam do concurso de menores, para o sustento da prole.

E tudo porque as leis trabalhistas oneram a contratação de “maiores”, inviabilizando este investimento; além de contar o Brasil, com escolas públicas horrendas, distantes e com acesso em estradas de terra esburacadas, levando os país optarem em formar seus filhos na lavoura, na olaria, ou no mercadinho que possuem.

O dia que o Brasil apresentar produtividade coreana, menores não mais trabalharão. Lembrando que nos anos 60, a produtividade da Coréia do Sul era semelhante a da Bolívia, assim como as escolas … e neste período o Brasil migrou de forma medíocre na Educação, para a posição 120 no PISA.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo