AtualidadesHomeO Canto do JocaSão Caetano do SulSaúde

Tribunal de Contas relata total descaso na Saúde de São Caetano

Ontem, o REPÓRTER destacou a avaliação positiva do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) sobre a Saúde de São Bernardo do Campo, na gestão do prefeito Orlando Morando (PSDB). Hoje, porém, temos de mostrar outro trecho do documento que relata vistoria surpresa feita na terça-feira da semana passada (25/6), que revela total descaso com a Saúde Pública em São Caetano do Sul.

Risco na UTI

A pior situação encontrada pelo TCE está no Hospital Albert Sabin, reaberto em março, ou seja, há cerca de três meses. O mais grave: a fiscalização encontrou um buraco no forro de gesso da UTI.

Equipamentos

Há equipamento de raio-X em desuso; não existe AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros; e também não existe documentação e registros do controle de qualidade da água.

Maria Braido

Problemas no Hospital Maria Braido: medicamentos estão encostados na parede; medicamentos com prazo de validade vencido; mononitrato de isossorbida com validade de 05/2019. Há equipamentos em desuso, equipamentos quebrados; os depósitos/cozinha não estão em boas condições; o piso está deteriorado; inexiste AVCB.

Zerbini

No Hospital Euryclides de Jesus Zerbini há medicamento com prazo vencido desde maio e cozinha com piso solto. Também não tem AVCB.

Inelegibilidade

Se os apontamentos feitos pelo TCE não forem corrigidos no prazo estipulado pelos conselheiros, isso poderá levar à aplicação de multa para o administrador e contribuir para a emissão de parecer desfavorável da prestação de contas, o que pode conduzir à inelegibilidade do prefeito, conforme o TCE.

Monitor de PC da unidade de Saúde tem foto e nome destacados

Irregularidade

Mas os problemas na Saúde de São Caetano do Sul não param por aí. Afinal, o leitor Vinicius Tuvacek Moraes ficou indignado ao presenciar no Centro de Saúde Dr. Manoel Augusto Pirajá da Silva, na avenida Senador Roberto Simonsen esquina com avenida Goiás, um aviso colado no monitor de um computador com o seguinte texto: “Em caso de dúvidas e/ou reclamações procure a coordenadora desta unidade”. Além disso, separado, em destaque, o nome: Neide Sartori, ao lado de uma foto.

Candidata

Seria um gesto louvável, de uma coordenadora colocando-se à disposição dos munícipes para resolver eventuais entraves no atendimento, mas isso se ela não tivesse sido candidata a vereadora em 2016 e não usasse foto que lembra sua propaganda política”, assinalou Vinicius.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo