Santo André é uma das cidades mais monitoradas do Brasil com 1º COI

Uma moderna central de monitoramento, interligando imagens de 300 câmaras de vigilância em único espaço; triplicando a capacidade de observação de ruas, avenidas e centros comerciais. Com este conceito, a Prefeitura de Santo André inaugurou, nesta terça-feira (18), o primeiro COI (Centro de Operações Integradas) da região. O ato contou com a presença do vice-governador, Rodrigo Garcia, do deputado estadual Thiago Auricchio; e do secretário-executivo de Habitação do Estado de São Paulo, Fernando Marangoni.

Tecnologia

O prefeito Paulo Serra destacou, durante a inauguração do COI, que Santo André passa a ser uma das cidades mais monitoradas do País. “Com este investimento conseguimos implementar na nossa cidade um importante equipamento de integração tecnológica compartilhada. Neste espaço, temos um produto de excelência, um local que certamente já deixou nossa cidade mais monitorada e terá papel determinante na redução dos índices criminais, aumentando ainda mais a sensação de segurança da nossa gente”, destacou.

Instalado no terceiro andar do Prédio do Executivo, o COI reúne Guarda Civil Municipal (GCM); Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), Defesa Civil, Polícia Militar, SATrans e Samu.

Afinal, a captação de imagens e o compartilhamento de informações auxiliam na prevenção e no combate à criminalidade em Santo André, além de abastecer o serviço de inteligência policial, auxiliando em investigações.

Avanços

Conforme o vice-governador, Rodrigo Garcia, o COI garante avanços ao município potencializando ações para melhorar a segurança da população. “Viemos prestigiar mais uma importante iniciativa da Prefeitura de Santo André; a partir da integração dos sistemas municipais e estaduais, em um único local. São experiências como esta que queremos ver replicadas em outras cidades, iniciadas com a integração tecnológica e; posteriormente, com a integração física de espaços públicos. O governo quer estimular as políticas públicas de segurança e o prefeito Paulo Serra dá um importante passo nesse sentido”, ressaltou.

Prefeito Paulo Serra fala em “aumentar sensação de segurança”

Estrutura

Enfim, foram investidos mais de R$ 4 milhões no espaço e na aquisição dos equipamentos. O COI de Santo André conta, também, com câmeras que possuem tecnologia de reconhecimento facial; além de integração com o Detecta, que faz a leitura de placas de veículos.

Além do foco em segurança pública e prevenção, a moderna central também permite o rastreamento; em tempo real, de toda a frota de ônibus municipais e de ambulâncias do Samu, por meio de GPS. Por fim, no segundo semestre serão incluídos os monitoramentos de todas as escolas municipais e também das Unidades de Saúde do município.

Sair da versão mobile