Artigo

Trindade Santa

Piedade Coelho

Amanhã a liturgia nos contempla com a solenidade da Santíssima Trindade, dogma de fé que nos diferencia das seitas que se dizem cristãs, e não reconhecem o Deus de Jesus Cristo, como um Deus em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta solenidade nos introduz no tempo comum do ano litúrgico.

Leitura

A primeira leitura deste domingo extraída do Livro dos Provérbios 8,22-31, nos ensina sobre a posse da sabedoria por Deus.

Assim fala a sabedoria de Deus: “O Senhor me possuiu como primícias de seus caminhos, antes de suas obras mais antigas; desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes das origens da terra. Fui gerada quando não existia os abismos, quando não havia os mananciais das águas, antes que fossem estabelecidas as montanhas, antes das colinas fui gerada.

Ela ainda não havia feito as terras e os campos nem os primeiros vestígios de terra do mundo. Quando preparava os céus, ali estava eu; quando traçava a abóboda sobre o abismo, quando firmava as nuvens lá no alto e reprimia as fontes do abismo, quando fixava ao mar os seus limites – de modo que as águas não ultrapassassem suas bordas – e lançava os fundamentos da terra, eu estava ao seu lado como mestre de obras; eu era seu encanto, dia após dia, brincando todo o tempo, em sua presença, brincando na superfície da terra e alegrando-me em estar com os filhos dos homens”.

Aprendemos com esse texto que quando ouvimos falar de alguém como de grande personalidade, temos o desejo de conhece-lo.

Afinal, a festa da Santíssima Trindade desperta em nós o desejo e a ele responde; porque Deus dá sempre o primeiro passo em direção a nós. Neste domingo, o próprio Deus se manifesta, se revela; se nos dá a conhecer e nos oferece um conhecimento “pessoal”, um face a face com cada um de nós; para que nos abramos todos ao grande face a face de Deus.

Textos

Outros textos bíblicos deste domingo: Salmo 8; Romanos 5,1-5; João 16, 12-15. Oremos com o salmista: *Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!* Jesus, eu confio em Vós! Bom fim de semana para você e sua família!

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo