HomePolítica

Com apoio de aliados do deputado Alex Manente, Luiz Marinho se salva

O apoio de aliados do deputado federal Alex Manente (PPS, hoje Cidadania) ao ex-prefeito Luiz Marinho (PT), nesta quarta-feira (12/06), foi o fator fundamental para salvá-lo da rejeição das contas de 2015 e 2016, período em que esteve à frente do Executivo de São Bernardo e que recebeu duros apontamentos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Votos

Puxando a fila de abstenção estava o vereador Julinho Fuzari (aliado direto de Alex), seguido por Dr. Manuel (Cidadania), Mauro Miaguti (DEM) e Rafael Demarchi (PRB) – os dois últimos estiveram na coligação de Alex na campanha a prefeito em 2016, em que ele terminou no segundo lugar.

Favoráveis aos números do ex-prefeito petistas foram os vereadores do próprio PT: Toninho da Lanchonete; Ferrarezi; Ana Nice; Joilson Santos e Tião Mateus, além do voto do vereador Índio (PR).

Contra o ex-prefeito do PT, 18 vereadores votaram. Pelo PSDB, Pery Cartola, Samuel Alves, Toninho Tavares, Juarez Tudo Azul, Almir do Gás, Ary de Oliveira e Pastor Zezinho. Pelo PHS, Jorge Araújo e Martins Martins, seguido pelo SD, Fran Silva e Ivan Silva, e, além disso, também os votos dos vereadores Ramon Ramos (PDT), Aurélio (PTB), Gordo da Adega (PCdoB), Bispo João Batista (PRB), Eliezer Mendes (PODEMOS), Estevão Camolesi (Cidadania) e Reginaldo Burguês (PSD).

Para ser rejeitada, a votação precisaria de 19 votos favoráveis, o que representa maioria qualificada, ou 2/3 dos parlamentares. Ou seja, mais uma adesão contra a gestão do ex-prefeito do PT o tornaria inelegível.

Líder do governo, Pery Cartola comentou o resultado final, destacando estranheza com abstenção de parlamentares que se colocavam no passado como “grande oposição ao PT”. “O Parlamento é soberano e o que ocorreu hoje é a vontade de cada um, o que é democrático e precisa ser respeitado. Eu fui oposição ao governo do PT e não tinha como votar favorável ou me abster em uma situação desta. Agora, quem era oposição e deixou causa curiosidade”, conforme destacou Pery.

Avaliação

Aliás, as contas de Marinho chegaram com apontamento do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), que, mesmo diante de um parecer favorável, destacou falta de equilíbrio orçamentário e financeiro; além de problema com o número de cargos comissionados do quadro. Situações estas que fizeram o déficit municipal ser elevado durante a gestão de Marinho.

Pontos graves

Enfim, os principais apontamentos da contabilidade da gestão Luiz Marinho (2015/2016) foram nas obras do Centro Seco – Tribunal de Contas da União afirma que mais de R$ 100 milhões foram superfaturados – e no projeto para a construção do Museu do Trabalho, alvo da Operação Hefesta, da Polícia Federal e Ministério Público Federal, em 13 de dezembro de 2016, com argumentos de que R$ 7,9 milhões foram desviados. Secretários da gestão foram presos e o ex-prefeito Luiz Marinho se tornou réu.

Coalizão antiga

Afinal, a união do PT com Alex Manente em São Bernardo, que salvou as contas de Luiz Marinho; repete o cenário de 2008; quando Manente se uniu ao petista e o ajudou para se tornar prefeito.

Mostrar Mais

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo