Artigo

Enviai o vosso Espírito, Senhor

Piedade Coelho

Neste domingo celebramos a festa de Pentecostes. Somos convidados a renovar nossos compromissos batismais e nos comprometermos a sermos anunciadores de Jesus, o Ressuscitado. Intensifiquemos nossa vida de oração. “Ó Deus, que, pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo e realizai agora, no coração dos fiéis, as maravilhas que operastes no início da pregação do evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

Afinal, a liturgia oferece os seguintes textos bíblicos para nosso alimento espiritual: Atos dos Apóstolos 2,1-11; Salmo 103(104); primeira carta de são Paulo aos Coríntios 12,3-7.12-13; João 20,19-23.

Vamos juntos ler o evangelho?

Texto

Diz o texto sagrado: “Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. Novamente Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.

Além disso, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”. Peçamos ao Espírito Santo que nos ilumine. Espírito de Deus, enviai dos céus, um raio de luz! Vinde, Pai dos pobres, dai aos corações vossos sete dons. Consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio vinde! No labor descanso, na aflição remanso, no calor aragem. Enchei, luz bendita, chama que crepita, o íntimo de nós! Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele. Ao sujo lavai, ao seco regai, curai o doente. Dobrai o que é duro, guiai no escuro, o frio aquecei. Dai à vossa Igreja, que espera e deseja, vossos sete dons. Dai em prêmio ao forte uma santa morte, alegria eterna. Amém. Feliz Pentecostes!

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo