AtualidadesHomeO Canto do Joca

Centro de Treinamento Esportivo Mario Chekin, justa homenagem

Mario Chekin, o Marião, nascido em 27 de setembro de 1929, fez sucesso como jogador de basquete no final dos anos de 1940 e 1950, e deixou um grande legado como atleta do memorável time da GM e depois da Willys Overland. Por essa razão, é mais do que justa a homenagem que a Prefeitura de São Caetano do Sul prestará a ele e à família, no sábado (1º/6); quando inaugurará na Vila São José o Centro de Treinamento Esportivo Mario Chekin.

Batalhador

Mauro Chekin, filho de Mario, que tem 43 anos dedicados ao esporte, ex-secretário de Esportes que comandou a Pasta por seis anos, participou ontem do Programa Joaquim Alessi e falou da homenagem, lembrando que seu pai foi um “grande batalhador, um sulsancaetanense, que lutou e trabalhou por essa cidade assim como eu e meu irmão (Mario Ronaldo Chekin)”.

Origem russa

Mauro afirmou que a história de seu pai já começou “bastante confusa”, pois seu avô, russo, veio de lá fugindo da Primeira Grande Guerra, e, mal chegou aqui e conheceu uma filha de imigrantes italianos, da família Biscolo, tradicionalíssima, casou com ela em 1950, e da união nasceram Mario Chekin, e depois Ivan, seu tio.

Ele já trabalhava na GM e jogava basquete; num timaço que tinha, além dele, Carlão, Jaime Pereira, o falecido Galinho e outras feras do esporte. Em 1952 nasceu Mario Ronaldo Chekin e em 1955, Mauro Chekin, quando o Marião já tinha deixado a GM para abrir uma mercearia perto da fábrica.

Willys e Ford

Como a mercearia não deu muito certo, Marião voltou à indústria automobilística, mas para a Willys Overland, mais tarde Ford, onde ele ficou até a aposentadoria. Mas sempre incentivando a prática esportiva.

Paizão

Afinal, o empresário Eduardo Nahkur, da Argal Química, falou sobre o Marião, ontem: “O saudoso Mario Chekin já era veterano quando éramos da categoria infantil. Ele costumava convidar uma mescla de jogadores infantis, juvenis e estreantes da categoria principal para amistosos no Clube da Willys. Aconteciam também, aos domingos, no São Caetano E.C.; os famosos rachas, onde os adeptos do ‘basket’ participavam, independente de categoria, e o saudoso Marião participava com a gente. Nossas recordações são da camaradagem que ele tinha com os jovens. Era um verdadeiro paizão.”

Projeto

O prefeito em exercício de São Caetano do Sul, Beto Vidoski (PSDB); que há pouco dias visitou as obras do Centro de Treinamento Esportivo, assistiu ao programa; e teve a homenagem agradecida por Mauro.

Cortesia

Aliás, por falar no prefeito em exercício de São Caetano do Sul, Beto Vidoski (PSDB), ele recebe hoje no Palácio da Cerâmica o Publisher do REPÓRTER, Dr. Walter Estevam Junior, comandante do PRB/Republicanos na cidade. A agenda trata como visita de cortesia.

Menos calote

Inadimplência (o calote) do consumidor em São Bernardo do Campo caiu 0,7% em março, diz a Boa Vista SCPC. Aliás, índice igual ao da RA (Região Administrativa) Metropolitana ABC, que engloba ainda Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo