AtualidadesHomeO Canto do Joca

Dom Pedro diz que “é tempo de mudar essa velha política”

Bispo diocesano de Santo André, responsável pelos fiéis dos sete municípios do ABC, Dom Pedro Carlos Cipollini foi contundente ao receber o título de Cidadão Sulsancaetanense em Sessão Solene na Câmara Municipal: “É tempo de mudar essa velha política, pois aqueles que querem ficar 30; 40 e 50 anos no poder têm de ir”.

Pensamentos

Em seu discurso, Dom Pedro saudou o povo de São Caetano do Sul e se baseou em três pensamentos que refletem a visão sobre honorificência: primeiro, o papel da Igreja e da comunidade política; segundo, a honorificência, sinal de gratidão por uma história em São Caetano do Sul; em terceiro lugar, como missão compartilhada, o futuro a partir do presente.

Bem comum

É preciso fazer pontes, estabelecer convivência através da comunhão. Desse modo, por princípio a Igreja louva; e aprecia o trabalho dos que se dedicam ao bem comum, tomando sobre si o serviço ao próximo. Em segundo lugar, a gratidão. Não são meus méritos ou tempo em que estou no Grande ABC, a causa dessa homenagem. Por isso, recebo com muita tranquilidade. A honorificência de hoje é da Igreja Diocesana que está como fundadora e colaboradora da história, não só de São Caetano do Sul, mas também de todo o Grande ABC”, descreve.

Sete cidades

Com a honraria recebida, Dom Pedro completa o itinerário de homenagens em todas as sete cidades do ABC, em praticamente quatro anos de atuação na região.

Primeira

Porém, São Caetano foi a primeira cidade a apresentar a proposta de título ao bispo; em 10 de novembro de 2015. A manifestação honrosa foi motivada pelo reconhecimento ao trabalho do bispo diocesano durante os quatro anos de episcopado na região, mais especificamente na cidade; pelos inúmeros e relevantes serviços prestados à comunidade ao longo de sua vida cristã; e pelo compromisso com ações sociais e de evangelização nas igrejas católicas de São Caetano e do Grande ABC.

Internacional

Há quem acredite que o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) tenha viajado para o exterior, mas a confusão pode estar no fato de ele ter sido visto por esses dias na avenida Estados Unidos… Entrando no escritório de um ex-desembargador.

Ausências

Se não viajou, por que Auricchio não foi à sessão solene. Nem ele, nem a primeira-dama, nem o deputado estadual Thiago Auricchio.

Bispo ou Papa

Dizem as más línguas que trocaram o bispo pelo Papa, em Roma.

Tucano

O título de cidadania a Dom Pedro foi proposto pelo vereador Daniel Córdoba (PSDB), licenciado do mandato para comandar a Secretaria de Assistência e Inclusão Social de São Caetano do Sul. Aliás, logo após a cerimônia o tucano esteve com outros colegas de partido em pizzaria para um “bate papo de alto nível”; como destacou em sua rede social.

Poleiro pequeno

Observadores da mesa entendem que a bancada assustou-se com a possibilidade de os vereadores Suely Nogueira (MDB) e Marcel Munhoz (Cidadania) terem sido convidados a mudar de ninho. Enciumados, alguns teriam dito que “o poleiro é pequeno” e está mais do que representado. Ou seja, é bico demais pra pouco milho, ou voto…

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo