Artigo

Restaurante gerando biogás em Cuiabá

Roberto Mangraviti

Desperdício de comida é um tema muito recorrente nos dias de hoje; tanto no ambiente doméstico quanto nos estabelecimentos comerciais do ramo alimentício; mas o que as famílias e os restaurantes fazem para mudar esse cenário? Imagine que todo resto de comida de um restaurante seja descartado corretamente e; que ainda por cima, esse desperdício seja utilizado para gerar biogás para preparar as refeições do estabelecimento. Imaginou?

O restaurante Brasô Grill, em Cuiabá, vai começar a fazer uso de energias renováveis por meio da produção de biogás extraido das sobras de comida.

Enfim, o empresário André Gil do Amaral e seu pai, Eduardo José Gil do Amaral, proprietários do restaurante Brasô Grill, acabam de adotar seis sistemas HomeBiogas 2.0 no estabelecimento. Trata-se de um equipamento que reutiliza resíduos orgânicos para gerar biogás e um fertilizante líquido natural para as plantas.

Com três kg de lixo despejados por dia, é possível gerar até três horas de consumo de gás. Entre os benefícios, além da reciclagem e a economia de energia, estão os impactos na saúde, com a redução do uso de carvão e o emprego em sistemas de saneamento básico.

Serão instalados seis equipamentos modulares interligados, ao mesmo tempo. Afinal, cada sistema deixa de enviar uma tonelada de resíduos orgânicos por ano para o aterro e de emitir seis toneladas de gás de efeito estufa na atmosfera. Em suma, isso permite que o Brasô Grill deixe de gerar mais de seis toneladas de lixo por ano.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo