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Pais e professores discutem sobre a importância da leitura no processo de aprendizagem

Evento realizado no Colégio Anglo 21 recebe Denise Guilherme, mestre em educação e idealizadora do projeto A Taba

A última pesquisa feita pelo Ibope, em parceria com o instituto Pró-Livro, aponta que 67% dos leitores brasileiros têm idade entre 18 e 24 anos.

Além disso, o público que mais lê por prazer, sem ter alguma obrigação escolar ou profissional, é o de adolescentes entre 11 e 13 anos.

Mas por outro lado, o índice de leitura no Brasil ainda é baixo.

Em média, o brasileiro lê apenas dois livros por ano.

Por isso, incentivar o hábito da leitura desde cedo é fundamental e deve partir das escolas e das famílias.

Pensando nessas possibilidades, o Colégio Anglo 21 realiza, em 23 de maio, às 19h, a Escola de Educadores, cujo tema é Leitura e literatura da vida cotidiana e escolar.

O evento gratuito, que acontecerá na sede do colégio, na zona sul de São Paulo,

receberá a especialista Denise Guilherme, mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura.

Atualmente, Denise é também professora do curso de pós-graduação Livros e Jovens:

teoria mediação e crítica, no Instituto Vera Cruz, em São Paulo,

e idealizadora do projeto A Taba, integralmente dedicado à divulgação de literatura com alta qualidade.

A palestra tem como objetivo discutir sobre como a relação entre adultos e crianças pode ser ampliada por meio da leitura.

A ideia é refletir junto com os responsáveis sobre como a experiência de leitura de diferentes histórias,

as diversas personagens,

temáticas e narrativas

são importantes para o desenvolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem.

Proposta

A Escola de Educadores surgiu com a proposta de favorecer um espaço de informação,

formação e reflexão conjunta entre todos os envolvidos na comunidade escolar.

Segundo Lilian Ceile Marciano, vice-diretora do Colégio Anglo 21,

é importante enfatizar as práticas de leituras que são do âmbito escolar e as que estão presentes na rotina familiares.

“As duas modalidades de leitura assumem características diversas e ao mesmo tempo se complementam e retroalimentam.

Nesse encontro pretendemos que a comunidade de pais e educadores possam ampliar a reflexão sobre a leitura a partir dessa perspectiva”, afirma.

Reunir pais e educadores para essa formação faz parte da aproximação da escola com as famílias para melhorar a aprendizagem dos estudantes.

“Pais e educadores compartilham a formação e a educação das crianças, quanto mais em sintonia estiverem, maior amplitude terá o trabalho escolar.

Esse também é um espaço para ouvir as famílias, suas opiniões e preocupações,

assim como momento de compartilhar com a comunidade a nossa forma de pensar e desenvolver o trabalho escolar”, conclui Lilian.

A palestra é gratuita e aberta ao público.

Para participar basta se inscrever até o dia 22 de maio, quarta-feira, pelo site. Confirme sua presença também no Facebook.

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