CidadesHomePolíciaSão Bernardo do Campo

Noite Tranquila fecha 208 estabelecimentos irregulares em São Bernardo

Operação contra pancadões também contabilizou 127 indivíduos presos e 53 menores apreendidos em atividades criminosas

Maior programa de combate a pancadões e bailes funks irregulares da história de São Bernardo; a operação Noite Tranquila completou na última segunda-feira (13/05) dois anos de atividades ininterruptas aos finais de semana; atingindo números expressivos de abordagens; capturas de criminosos e apreensões de drogas e equipamentos ilegais.

De maio de 2017 para cá, um total de 208 estabelecimentos que atuavam à margem da lei foram fechados; em ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e as secretarias de Serviços Urbanos, Transportes e Vias Públicas, Obras e Planejamento Estratégico e o departamento de Vigilância Sanitária.

Locais

Enfim, entre os locais mais emblemáticos interditados pela operação estão as lanchonetes Amarelinho e Colonial; ambas localizadas no bairro Vila São Pedro. Os comércios eram conhecidos por ocorrências constantes de som alto em horário avançado e tumultos causados por consumo excessivo de álcool e entorpecentes, inclusive entre menores de idade.

Aliás, além da interdição de estabelecimentos conhecidos por reunir brigas, álcool, venda de drogas e som alto; a operação também contabiliza, em 24 meses; 880 veículos apreendidos e aplicação de 6.591 multas por som alto e outras irregularidades. No período, um total de 127 pessoas foram presas e outros 53 menores apreendidos.

Completamos mais um ano de operações com resultados importantes e que mostram o quanto a cidade necessitava de ações como esta. O retorno que recebemos da população é muito positivo e a operação vai seguir forte em São Bernardo. O intuito é percorrer todos os bairros da cidade, com foco nas regiões que recebem maior número de reclamações como Jardim Calux, DER, Alves Dias, Parque São Bernardo, Rudge Ramos e Centro”, conforme explicou o prefeito Orlando Morando, que participou de diversas operações desde o lançamento do Noite Tranquila.

A operação é desenvolvida todas as sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados, das 20h às 4h; e nos domingos e feriados, das 14h às 2h.

Polícia

Afinal, a ação reúne grande efetivo da guarda e das Polícias Militar e Civil; que atuam de forma conjunta na saturação de viaturas em bairros estratégicos, rondas, monitoramento de vias públicas com alta concentração de pessoas e bloqueios com foco em veículos equipados com aparelhagem de som.

Os locais de atuação são definidos previamente pelo Comando da GCM; por meio dos serviços de inteligência da guarda e da Polícia Militar (PM) e de denúncias da população.

Enfim, o canal para o registro de queixas de volume excessivo e demais atividades nas quais forem constatadas atividades ilegais é o telefone 153 da GCM e o 190 da PM. Em dois anos de Noite Tranquila, foram recebidas mais de 10 mil denúncias de moradores.

O volume de denúncias aumentou muito desde as primeiras operações. Isso mostra que esta ação é uma demanda muito forte da população, que tem o direito de descansar durante a noite, sem transtornos e badernas na rua”, conforme completou o secretário de Segurança Urbana, Carlos Alberto dos Santos.

Texto: Carla de Gragnani

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo