Geral

Fipe usa dados da Uber e aponta redução de congestionamentos no ABC

Pesquisa realizada pela Fipe usou dados de viagens intermediadas pelo aplicativo da Uber para criar um indicador inédito que examina a evolução dos congestionamentos em toda a Região Metropolitana de São Paulo nos últimos três anos. A pesquisa identificou uma redução do trânsito na região do ABC.

No abc

Nesta região, o índice de congestionamento passou de 26,6% em 2016 para 20,6% em 2018. Considerando toda a Grande São Paulo, o índice passou de 39,6% para 31,4% no mesmo período.

Enfim, o indicador, que representa o tempo extra dos deslocamentos em relação ao que seria possível se houvesse tráfego livre, foi construído a partir da plataforma Uber Movement.

Estudo

Aliás, o estudo da Fipe foi coordenado por Eduardo Haddad, professor titular do Departamento de Economia da FEA/USP; que recebeu a missão de explorar as possibilidades de pesquisa com os dados do Movement.

Afinal, para criar o índice, os pesquisadores verificaram o tempo de viagem desde a orgiem até o destino; em cada hora do dia, para chegar aos menores e maiores valores diário; nos três anos – correspondendo a um total de 26,3 mil horas de trânsito analisadas.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo