CulturaHomeSanto André

Shows de choro são atrações nas Quintas Musicais

Enquanto o blues e jazz são considerados precursores norte-americanos de outros ritmos musicais, no Brasil, esse papel é do choro.

O famoso “chorinho”, que nasceu na metade do século 19 nos subúrbios cariocas, é tido como um dos primeiros ritmos essencialmente urbanos, com melodias chorosas executadas por músicos conhecidos como “chorões”.

Anteriores à música negra norte-americana, esses conjuntos, muitas vezes formados por trios, contavam com flauta, violão e cavaquinho. Do flautista vem o solo; do violão, a chamada “baixaria”, acordes graves que lembram sons de contrabaixo; e do cavaquinho, o acompanhamento harmônico que transita pela improvisação musical, fórmula do choro.

Eterno

O ritmo eternizado nas composições de Callado, João Pernambuco, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, entre outros, é tema do Quintas Musicais Choro Cantado, que acontece em maio no Sesc Santo André.

De fato, o show Choronas Sampa apresenta o repertório gravado em seu último disco, de mesmo título, que celebra os mais de 20 anos de carreira do grupo, com uma homenagem aos compositores paulistas do final do século passado.

Afinal, o quarteto passeia por clássicos do choro e do samba, destacando músicas como “Tico-tico no Fubá” (Zequinha de Abreu) e “Trem das Onze” (Adoniram Barbosa), além de composições próprias; como “Choronas em Sampa” (Ana Claudia Cesar) e “Choro de Domingo” (Maicira Trevisan).

Enfim, Choronas é um grupo formado por quatro musicistas; que encanta e comove o público tocando ritmos próprios da música brasileira: choro, baião, maxixe e samba. Atuando desde 1994, as Choronas têm se apresentado em espaços culturais do Brasil e exterior.

Serviço

O Sesc Santo André recebe Choronas em Sampa dia 09, às 20h., na rua Tamarutaca, 302. Informações: 4469-1311.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo