Artigo

Mas e a Reforma da Previdência, é mesmo necessária?

Dr. Bruno Carreira Ferreira

Há algum tempo tem se falado sobre o Déficit no caixa da Previdência Social; e seria este um dos motivos que justificariam a apresentação de um projeto de Reforma da Previdência; e que segundo o Governo Federal, isso geraria uma economia de mais de 1 trilhão de reais em dez anos.

Mas esse projeto de reforma apresentado é a solução? Realmente irá resolver o tal “rombo”?

O tal déficit já está mais do que esclarecido que não há. O que há de fato, com base nos números atuais, a projeção de que o atual sistema, se mantido, daqui 30 anos ficará insustentável, pois atualmente o jovem tem buscado cada vez menos o emprego formal a com carteira assinada, se distanciando de certa forma, da Previdência Social.

No entanto, existem dados que indicam que de 30 países que buscaram esse modelo regime de capitalização, modelo este trazido pela reforma da previdência social, 18 já voltaram para o regime contributivo novamente. Bom dizer também que, o regime de capitalização pode ser a “galinha dos ovos de ouro” dos bancos.

Não restam dúvidas de que uma reforma ou uma atualização do regime previdenciário se faz necessária, porém seria imprescindível começar por exemplo pelos benefícios concedidos aos militares, que correspondem a quase 60% da receita da previdência, e não a mudança do sistema exigindo idade mínima e talvez pelo benefício assistencial LOAS.

Acreditamos que sem reforma o regime talvez não se sustente, e com reforma o sistema caia em desuso.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo