ArtigoMercado

A sociedade precisa da igreja

Pr. Anderson Adolfo

Pastor Anderson Adolfo

Quando olhamos para as mais diversas civilizações ao longo da historia. Desde os tempos mais remotos até os dias de hoje nota-se sempre a busca do homem por um contato com Deus.

As analises pessimistas de grandes pensadores do passado, que diziam que com a evolução da ciência a religião, ou a busca do homem por Deus, seriam cada vez menores não se concluíram.

A Igreja não fechou suas portas, muito pelo contrário as igrejas estão se multiplicando por toda a parte e o entendimento da necessidade espiritual do homem é um conceito amplamente aceito.

Bio-psico-social

Aliás, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define o homem como um ser Bio-psico-social, ainda um conceito mais atual inclui o espiritual e ecológico. A combinação destes fatores torna cada ser humano único no mundo.

Quanto à espiritualidade está é parte integrante da formação do homem. Diversos estudos têm demonstrado que pessoas que praticam alguma religião ou creem em algo superior possuem melhores condições de enfrentamento de estresse e de eventos negativos da vida.

Enfim, os valores e princípios contidos nas Sagradas Escrituras e aplicado a vida cotidiana, familiar e nas demais relações; se torna um importante fator para estabilidade domestica, permitindo um ambiente saudável de desenvolvimento e melhora geral da sociedade.

Instituições

As principais instituições ou sociedades políticas existentes são; a Família, o Estado, e a Igreja. Ainda que desejamos um Estado Laico, sempre haverá um inter-relacionamento entre estas três esferas, pois o homem é um ser eminentemente social.

Aqui destaco o relevante papel da igreja. Através da fé, um grau de autoconfiança, consolo e consciência que o ajuda o individuo na busca de soluções de seus problemas e crescimento pessoal. A Igreja é um lugar especial e precioso que provoca uma melhora geral na comunidade.

No período das colonizações era prática comum os colonizadores, católicos (ex. Brasil) ou protestantes (ex. EUA) levarem para colônia sua religião. No Brasil era muito comum (em algumas regiões ainda é) ao iniciar uma cidade, ou povoado, ou um novo bairro, separar um local para Igreja.

Sociedade

O que considero aqui é que uma Igreja sempre foi e sempre será importante para a sociedade. Em nossos dias a Igreja é um raro e imprescindível contraponto ao individualismo reinante. Um local onde podemos aprender valores como altruísmo, generosidade, amor ao próximo, etc. Tão importante para o desenvolvimento de uma sociedade melhor.

Afinal, adentramos no século XXI e a Igreja prossegue proclamando a esperança, em meio a um contexto de tantas, más-notícias, ela anuncia a boa-notícia de salvação e esperança. Prossegue sua missão de ser sal e luz.

Além disso, algum tempo foi matéria da revista Veja, sob o titulo: “A fé de resultados”, a qual destacava a importância das ações sociais dos evangélicos no Brasil, constatando que as Igrejas evangélicas promovem a redução de vários índices negativos na vizinhança, começando com alcoolismo e terminando no numero de ocorrências criminais, além de elevar a autoestima e gerar um efeito disciplinador na comunidade.

No plano original de Deus, Ele preparou o homem para trabalhar e cuidar do mundo ao seu redor. Para cumprir seu propósito inicial Deus colocou Adão no Jardim do Éden e ordenou que ele deveria cultivar e guardar (Gn. 2:15).

Quando uma Igreja se instala em um bairro ela irá provocar uma melhora geral a este bairro. Ela irá cultivar e guardar este bairro, pela proclamação da Palavra de Deus, haverá um efeito positivo sobre toda a sociedade.

São Caetano

Portanto se encontramos nos bairros de nossa querida São Caetano; os mais variados tipos de estabelecimentos, tanto mais se faz necessário que se tenham IGREJAS. Bom seria se houvesse uma a cada esquina proclamando aos homens salvação; boas novas; amor ao próximo; implantando valores mais elevados; retirando vidas dos vícios; das drogas; baixando como já citado e comprovado por pesquisadores os índices de violências em seu entorno; estes e tantos outros benefícios.

Afinal, a Igreja é sim uma agencia do céu, uma prestadora de serviços à comunidade. Nossa sociedade precisa da Igreja e está deve ter liberdade para exercer seu propósito; propagar o Evangelho de Cristo.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo