AtualidadesHomeMERCADO

Muito além da jabuticaba

“Certas coisas são iguais à jabuticaba … só ocorrem no Brasil”, com esta frase o economista Pérsio Arida em 1993 cunhou a “Teoria da Jabuticaba” para relatar fenômenos que só ocorrem no Brasil.

Contudo verdadeiramente, esta expressão é equivocada pois a Jabuticabeira é também encontrada na Argentina e no México. Porém, um outro fruto, este sim, é exclusividade brasileira: a Castanha do Brasil.

Conhecida popularmente como Castanha do Pará, a Brazil Nut, nome comercial utilizado para exportação, é um fruto exclusivo da Amazônia e rico em selênio.

Conforme pesquisa desenvolvida pela nutricionista Bárbara Cardoso, 31 anos, doutora em Nutrição Experimental e vencedora do Prêmio Jovem Cientista 2015, o selênio encontrado na castanha auxilia na prevenção do Mal de Alzheimer.

Fundamental destacar que a castanheira, é uma espécie que demora cerca de 16 anos para gerar frutos, quando encontrada de forma nativa na floresta.

Sendo árvores, por vezes com uma centena de anos de existência, podem alcançar inacreditáveis 50 metros de altura, equivalente a um edifício de 18 andares.

Contudo se cultivada dentro de processos adequados (enxertia), o prazo para produção de frutos, poderá ser reduzido em mais de 50%, assim como sua envergadura.

Desta forma, a castanha possui características ricas para o combate de doenças, além de ser única e de fato, exclusivamente brasileira.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo