Política

Vereador Jander Lira propõe “Diretas Já” nas escolas

Após mais uma medida política-administrativa da Prefeitura de São Caetano, que causou diversas reclamações, protestos e abaixo-assinados da população; o vereador Professor Jander Lira apresentou uma solução para essa questão: a eleição dos diretores das escolas municipais pela comunidade escolar.

Esse assunto já era tratado pelo MEC desde 2005, cujos documentos informavam que essa modalidade era a mais democrática, já que o processo começa desde a eleição dos representantes do colégio eleitoral até a operacionalização.

Outra avaliação, mais recente, realizada em 2011, pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica; um em cada quatro diretores brasileiros foi indicado por políticos locais. Afinal, a proporção equivale a 21,8% do total de 56.911 diretores nas redes estaduais e municipais de todo o País naquele ano.

Enfim, esse próprio estudo apresenta que, se for considerado apenas a rede municipal; um terço dos diretores de escolas dos municípios respondeu que assumiu por interferência de política.

Jander afirma que, “a eleição do seu dirigente pela comunidade; se não significa uma completa democratização da escola, já é uma ação que melhora por si só seus números”.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo