Sabesp, Semasa e professora dizem que a água fornecida tem qualidade
Informações divulgadas por sites de notícias e redes sociais nos últimos dias afirmam que mistura de agrotóxicos foi encontrada na água em torneiras de 1.396 cidades, entre elas Santo André e as outras seis do ABC, em investigação da Agência Pública, Repórter Brasil e a organização suíça Public Eye. Mas a informação é rebatida pela Sabesp, Semasa e pela professora de Química da Unicamp Cassiana Montagner.
Segundo o estudo, no ABC foram encontrados 27 agrotóxicos, 11 associados a doenças crônicas; como câncer, defeitos congênitos e distúrbidos endócrinos.
O Semasa diz: “Santo André segue parâmetros de qualidade de água estabelecidos pelo Ministério da Saúde e não pela União Europeia. O Semasa atesta a qualidade da água distribuída na cidade”.
A Sabesp destaca: “A água fornecida pela Sabesp não está contaminada. A Companhia garante a segurança do abastecimento da população”. E a professora explica que os agrotóxicos estão nos mananciais. Por isso, é importante cuidar dos mananciais, para evitar a contaminação.