O que deveria ser atitude rotineira de cuidado exige; agora, maior esforço por parte de órgãos de saúde: notícias e crenças falsas sobre vacinação têm desestimulado a população de se imunizar e prevenir o retorno de doenças já erradicadas.
Foram estas constatações que motivaram o vereador; César Oliva a propor campanha permanente de conscientização sobre a importância da vacinação e imunização de doenças erradicadas ou não.
“A perda recente do status de país livre do sarampo acendeu o sinal vermelho no Brasil para uma doença até então erradicada. Nesse sentido, campanhas para orientar são fundamentais. Todos devem contribuir para que a população, incluindo adolescentes e adultos, entendam que doenças preveníveis por vacina são capazes de matar ou deixar sequelas”, justifica César Oliva.
Segundo o vereador, a disseminação dos movimentos antivacinais tem interferido nas baixas coberturas; e dificultado o alcance das metas nos municípios e Estados. “Precisamos reforçar a credibilidade das vacinas, destacar a importância de manter elevadas coberturas vacinais; para que se evite o ressurgimento de doenças já erradicadas no País e; também, do controle de eventuais surtos de doenças atuais.”
“É preciso trocar o medo pela informação oficial”, afirma Oliva.