AtualidadesHomeO Canto do Joca

Vereadores de Mauá decidem hoje mandato do prefeito Atila Jacomussi

Se a quarta-feira (ontem) foi quente em Mauá em função das voltas e reviravoltas judiciais às vésperas da votação da Câmara Municipal sobre o impeachment do prefeito Atila Jacomussi (PSB); esta quinta-feira promete incendiar o debate político.

Afinal, qualquer previsão pode ser derrubada por uma liminar, como a conseguida ontem à noite pela defesa de Atila, que suspendeu a comissão processante que analisou a quebra de decoro, presidida pelo vereador Sinvaldo Sabará Gomes (PC), o Sinvaldo Carteiro.

Vacância

Mas o parecer pela cassação de outra comissão, que analisou a vacância do cargo, presidida pelo vereador Cincinato Lourenço Freire Filho (PDT), o Dr. Cincinato, continua pautado para votação em plenário. São necessários os votos de 16 dos 23 vereadores da Casa para a cassação do mandato.

Derrotas

Além disso, desde a noite de terça-feira e durante todo o dia de ontem a defesa de Atila, comandada pelo advogado Dr. Leandro Petrin, tentou vários pedidos de liminar na Justiça para impedir a votação de hoje, mas só obteve sucesso em uma. Assim, a sessão está mantida.

Segurança

O presidente da Câmara, Vanderley Cavalcante da Silva (SD); o Neycar, solicitou segurança da GCM, da PM e da Polícia Civil.

Excluídos

Afinal, dos 19 vereadores de São Caetano do Sul, exatamente 15 deixaram de comparecer à audiência pública; realizada ontem cedo no Legislativo para a prestação de contas da Secretaria Municipal Assistência e Inclusão Social; comandada pelo vereador licenciado Daniel Córdoba (PSDB).

Os quatro

Enfim, os únicos a prestigiar a apresentação foram Olyntho Voltarelli (PSDB), que presidiu os trabalhos, Marcel Munhoz (PPS); Marcos Fontes (PSDB) e a Professora Magali. Nos bastidores, os comentários eram de que muitos parlamentares ainda não se conformam com o que consideram “uso político” de Córdona na época das enchentes de março.

Alerta do TCE-SP

De fato, o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) lançou alerta a 427 dos 644 municípios paulistas de que a insuficiência de recursos poderá comprometer os cumprimentos das metas de resultado primário (inciso I) e sobre a existência de fatos que comprometem os resultados dos programas, com indícios de irregularidades na gestão orçamentária (inciso V). Da região, só Diadema não entrou na lista.

Olho nos radares

Enfim, ao falar dos radares em São Caetano do Sul; o deputado estadual Coronel Paulo Nishikawa (PSL) escreveu: “O PSL é visceralmente contra a indústria da multa. Um dos compromissos dos nossos candidatos a prefeito será a retirada sumária dos radares móveis. Os fixos terão critérios e serão retirados os que estão colocados de forma a não poder ser vistos pelo condutor incauto de veículos.”

Policiais

Aliás, por falar em Nishikawa, o deputado apresentou projeto na Assembleia que autoriza o Estado a promover a manutenção e aproveitamento de policiais militares com mobilidade reduzida ou aposentados nas atividades administrativas da PM e Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Entrevero

Nishikawa diz que muitos PMs com problemas de mobilidade por “entreveros com marginais quando estavam na ativa têm muita capacidade para trabalhar nos serviços administrativos”, como o Copom e o Cobom, por exemplo.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo