CotidianoHome

Polícia Federal desarticula organização criminosa e prende cinco em Mauá

A Polícia Federal deflagrou, ontem, a operação Mendacium com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada em fraudar o pagamento de seguro-desemprego. Pela manhã, na cidade de Mauá, um dos municípios-alvo da ação, foram presas cinco pessoas; destacou ao REPÓRTER a superintendência da PF em São Paulo.

Sem detalhar os endereços, a Polícia Federal informou que “diversos documentos, computadores e outros eletrônicos foram apreendidos”. Ainda de acordo com a PF a fraude movimentou “entre os anos de 2015 e 2019 o total de 13.276 parcelas do seguro-desemprego”.

Afinal, a delegada da Polícia Federal Sabrina L. de Freitas Soares explicou “que no início laranjas eram utilizados nas fraudes, depois a quadrilha criou um ‘know how’ e passou a criar pessoas, com RG, CPF e Carteira de Trabalho. Com os documentos falsos efetuavam saques do seguro”. O prejuízo à Previdência é estimado em R$ 20 milhões.

Ao todo foram cumpridos 21 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão. Os documentos foram expedidos pela 8º Vara Federal de São Paulo a partir da representação penal feita pela PF.

Além de Mauá, a operação cumpriu mandados na Capital Paulista, Porangatu (GO) e Ibicuí (BA). Ao todo foram presas dez pessoas.

A investigação começou em outubro de 2017. Foram identificadas 408 empresas inexistentes de fato, cuja grande parte a organização criminosa havia feito uso para o recebimento fraudulento.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo