GeralSaúde

Saiba a importância de realizar manutenção do ar-condicionado

Todo estabelecimento com climatização artificial é obrigado a ter o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) para eliminar ou minimizar os riscos à saúde dos ocupantes, diminuindo a contaminação por bactérias.

É o que determina a Lei federal 13.589/18 que trata da manutenção do sistema de ar-condicionado; instalado em edifícios públicos e privados.

O PMOC deve atender aos parâmetros técnicos e legais estabelecidos para melhorar a qualidade de ar interior.

Dessa forma evita-se a contaminação dos ocupantes no local e a perda da performance humana; pois o funcionário doente, se afasta do trabalho e além disso; existe o benefício do aumento da vida útil dos equipamentos que fazem manutenção preventiva.

Responsabilidade

Os proprietários dos imóveis, com sistema de climatização, devem apresentar o PMOC elaborado por profissionais de engenharia e da área tecnológica; para estarem regularizados perante a Lei que vigora desde 2018.

O principal objetivo da legislação é o controle destes poluentes evitando uma contaminação desenfreada por meio de equipamentos destinados ao controle de temperatura, umidade, pureza do ar” conforme comenta o Eng. Mecânico Luiz Mello, associado da AEASCS (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Caetano do Sul).

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo