Geral

Direito em Foco aborda, na TV Grande ABC, a Mediação e a Conciliação

No dia 1º, no Programa Direito em Foco da TV Grande ABC, a Dra. Rosi Molitor entrevistou a Dra. Marie Claire Libron Fidomanzo, advogada, conselheira estadual da OAB-SP, conciliadora e mediadora, e abordou o tema Mediação e Conciliação.

Afinal, a advogada, que é conciliadora e mediadora há 24 anos explicou que a mediação e a conciliação “são meios consensuais de solução de conflitos que vieram para ajudar o judiciário a reduzir a quantidade de processos represados”. Ela esclareceu que a conciliação e a mediação são responsáveis pela solução de 60% a 70% dos processos.

A Dra. Marie Claire definiu o papel dos facilitadores dos dois institutos “na conciliação o conciliador ajuda as partes a resolverem suas pendências através do acordo, já a mediação visa o restabelecimento do diálogo entre as partes, para que encontrem a melhor solução sem que necessariamente haja o acordo“.

Enfim, a Dra. Marie Claire foi a responsável pela implantação do setor de conciliação no Fórum de São Caetano; que foi considerado pioneiro na implantação da conciliação antes mesmo da resolução 125.

A entrevistada ressaltou que é “fundamental que as partes estejam acompanhadas por seus advogados nas audiências de conciliação e mediação para orientação jurídica e para que seus interesses sejam preservados”.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo