AtualidadesHomeO Canto do Joca

Escola particular não é garantia de bom ensino, diz Prof. Daniel Contro

Infelizmente (matricular o filho em uma escola particular), nem sempre é garantia de bom ensino; no Brasil, ela virou business, cresceu demais, em função da crise da escola pública, naturalmente, e aí virou um campo de aventureiros, de muitos improvisos, e há dois ou três anos, aqui na nossa região, uma construtora (e nada contra as construtoras, que prestam serviços tão relevantes à economia brasileira) abriu uma escola bilingue”. A afirmação é do Professor Daniel Contro, diretor-geral do Liceu Jardim e ex-secretário de Educação de São Caetano do Sul.

Dados

Afinal, o Professor Daniel Contro sustentou sua afirmação com dados: “Em um dos últimos Enems, apenas 1,6% das escolas brasileiras estavam na faixa do padrão OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), e dentro das escolas brasileiras, algumas públicas, colégios técnicos, as federais; quer dizer, a escola particular, que atende hoje cerca de 14% das crianças brasileiras – São Paulo um pouco mais – teve só 10% com a qualidade aprovada”.

Ministro

Enfim, em entrevista ao Programa Joaquim Alessi; o Professor Daniel Contro falou ainda sobre a troca do ministro da Educação, ontem; e disse que o MEC (Ministério da Educação) “tem muito pouca influência no ensino básico, a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, se bem que nesse último tem um pouco mais; a não ser reformulação de estratégias e a questão orçamentária, mas as leis já estão votadas. Estamos fazendo a discussão errada”, disse.

Novo quadro

Cálculos eram feitos ontem à tarde nos bastidores políticos de São Caetano do Sul sobre o impacto que uma eventual manutenção da perda de mandato do prefeitos José Auricchio Júnior (PSDB) e do vice, Beto Vidoski (PSDB), pelo TRE-SP, terá no quadro político da cidade.

De fato, se isso, acontecer, assume o presidente da Câmara, Professor Pio Mielo (PMDB), e sua cadeira no Legislativo passa a ser ocupada pelo primeiro suplente, Roberto do Proerd, que teve 1.502 votos nas eleições.

Vereadores

Outra questão matemático-política era levantada: os então candidatos a vereador Roberto Barbato e Irineu Vencigueri (ambos pelo PSDB); também foram acusados de receber valores da mesma doadora que levou à condenação de Auricchio em primeira instância.

Caso eles também tenham seus diplomas cassados, isso muda a composição da Câmara. O PSDB perde uma cadeira, que vai para o PMDB (hoje MDB). Roberto do Proerd vira vereador eleito e o Dr. José Roberto Xavier assume a cadeira de Pio na condição de primeiro suplente. Tudo isso está em jogo nesse xadrez político.

Banho de luz

Afinal, a Prefeitura de Santo André anuncia hoje, às 14h, no Salão Burle Marx, 9º andar do Paço; novidades no programa Banho de Luz, com a presença do prefeito Paulo Serra (PSDB).

Sessão Solene

O presidente do Poder Legislativo de Santo André, vereador Pedrinho Botaro (PSDB), comanda hoje a Sessão Solene em comemoração ao 466º aniversário de Santo André, que foi ontem.

O prefeito Paulo Serra (PSDB) confirmou à noite sua presença na solenidade; no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho, na Câmara Municipal.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo