Artigo

Vale tudo?

Luís Ricardo Vasques Davanzo

Para satisfazer o populismo penal e gerar manchetes midiáticas, há tempos temos acompanhado a inobservância dos direitos fundamentais e das garantias constitucionais.

Nesta semana, a prisão do Ex Presidente da República Michel Temer, novamente trouxe à baila a discussão perante os penalistas sobre o limite da luta contra a corrupção e as mudanças de paradigmas na “era lava jato”.

Outrora escrevi um artigo defendendo a inconstitucionalidade da prisão em segunda instância – sem transito em julgado – bem como o princípio da presunção de inocência, continuo a defender que se prenda quem for, porém que o devido processo legal e demais princípios basilares do processo penal sejam respeitados, pois não há vitória diante de ilegalidades, muito menos na banalização de alguns institutos, como o da prisão temporária e preventiva.

Devemos zelar pelas garantias e direitos fundamentais para que retrocessos não venham travestidos de mudanças, ou ainda, que se desvirtua o processo penal, para que a todo custo se faça justiça punitiva.

No vale tudo na caça aos colarinhos brancos, estamos abrindo mão de direitos individuais adquiridos, esquecendo que podemos um dia precisar deles.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo