HomeTurismo

Tiradentes terá programação intensa durante a Semana Santa

A Semana Santa é um dos maiores eventos de fé e devoção católica. Em Tiradentes, as tradicionais celebrações acontecem há mais de 300 anos, com uma extensa programação religiosa e cultural, com missas, procissões e encenações.

Este ano a Semana Santa tem início dia 14 de abril, com as celebrações do Domingo de Ramos, e se estende até dia 21, no Domingo de Páscoa.

Durante os quarenta dias que antecedem a Páscoa, as igrejas realizam caminhadas em oração, conhecidas como Vias Sacras, nos bairros e comunidades da cidade.

Nas sextas-feiras, após a celebração da missa acontecem Vias Sacras solenes na Igreja Matriz de Santo Antônio, percorrendo o Centro Histórico e os Passinhos da Paixão – pequenas capelas construídas entre os anos de 1745 e 1807, que contém quadros com cenas dos últimos momentos de Jesus Cristo.

O Setenário das Dores, antiga tradição originada no século XIII, faz memória as sete dores que a Mãe de Jesus sofreu ao longo de sua vida. Terminado o Setenário, acontece a Procissão do Depósito de Nossa Senhora das Dores. O Ofício de Trevas é realizado no sábado que antecede o Domingo de Ramos.

Um dos momentos mais esperados nesta cerimônia é quando todas as luzes da igreja são apagadas e os fiéis batem os pés no chão, simbolizando as trevas que tomaram conta da terra quando Jesus morreu.

Domingo de Ramos

No Domingo de Ramos, inicia-se a Semana Santa. A Procissão do Horto das Oliveiras, realizada na segunda-feira (15), simboliza o momento em que Jesus aceita a missão de morrer.

A terça-feira (16), é marcada pela Prisão de Cristo. Nesta procissão, as luzes do Centro Histórico são apagadas, e a única iluminação existente é a luz das velas carregadas pelos devotos. No dia seguinte, acontece a Via Sacra encenada.

Na Quinta-Feira Santa é celebrada a Missa do Lava Pés e a instituição da Eucaristia. Na Sexta-Feira da Paixão acontece a ação litúrgica, com Adoração da Cruz, às 15 horas na Matriz de Santo Antônio. A noite é realizado o Descendimento da Cruz e em sequência a Procissão do Senhor Morto.

O Padre Ademir Sebastião Longati está à frente da paróquia Santo Antônio há 33 anos. O padre conta que o turista vem em busca de espiritualidade e tradições, para ele, o fato de Tiradentes ser uma cidade pequena e tranquila favorece a reflexão e ajuda a aflorar a espiritualidade. Além disso, a arquitetura e beleza das igrejas chama a atenção dos turistas nesta época do ano.

Padre Ademir afirma que este ano fizeram um grande investimento para a Via Sacra encenada. “É um momento em que muitas pessoas se emocionam, por isso temos o cuidado em tentar ser o mais fiel possível, para que as pessoas sintam que existe uma intensa espiritualidade”, disse. O padre enfatiza que o objetivo é aproximar da encenação realizada em Nova Jerusalém (PE).

Semana Santa em Tiradentes

Foto: Fábio Aquino

Pequenos detalhes fazem com que a Semana Santa em Tiradentes seja singular. O som da matraca para simbolizar o luto, a prisão do Cristo. Na Sexta-Feira da Paixão os sinos das igrejas não são tocados, nos demais dias há um toque fúnebre, mais contrito para retratar o sofrimento.

A cidade preserva a tradição de confeccionar tapetes de serragem na madrugada de sábado para a procissão do Domingo de Páscoa. As celebrações e procissões tem a presença da Sociedade Orquestra e Banda Ramalho, tornando-as ainda mais emocionantes.

As celebrações são organizadas pela paróquia Santo Antônio em conjunto com as Irmandades do Santíssimo, Senhor dos Passos, São João Evangelista, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Mercês.

A Prefeitura Municipal de Tiradentes colaborou com a ornamentação das igrejas que contam com flâmulas – pequenas bandeiras decorativas – simbolizando respeito e luto durante a Quaresma.

Programação da Quaresma e Semana Santa

 

Setenário das Dores

Dia 03/04– Quarta-feira – Missa 19:00, em seguida Setenário;

Dia 04/04 – Quinta-feira – Missa às 19:00, em seguida Setenário;

Dia 05/04 – Sexta-feira – Missa às 19:00, em seguida Setenário;

Dias 06/04 e 07/04 ocorre uma pausa para a Celebração da Solenidade de Passos

Dia 08/04 – Segunda feira – Missa 19:00, em seguida Setenário;

Dia 09/04 – Terça-feira – Missa 19:00, em seguida Setenário;

Dia 10/04 – Quarta-feira – Missa 19:00, em seguida Setenário;

Dia 11/04 – Quinta-feira – Missa 19:00, em seguida Setenário; após o setenário ocorre o Depósito das Dores, saindo da Igreja de São João Evangelista e encerrando na Igreja de Nossa Senhora das Mercês.

Dia 12/04 – Sexta-feira – Procissão às 18:00, com a imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Igreja das Mercês percorrendo todos os passinhos; encerrando na Igreja de São João Evangelista

 

Solenidade de Passos

Dia 06/04 Sábado – 19:00 – Igreja Matriz de Santo Antônio, em seguida Solene Procissão do Depósito do Senhor dos Passos. Após a chegada é proferido o Piedoso Sermão do Pretório.

Dia 07/04 Domingo – 10:00 na Igreja de Nossa Senhora das Mercês Rasoura com a piedosa imagem do Senhor dos Passos

18:00 – Paraliturgia do encontro do Senhor Jesus com sua Mãe Imaculada. Procissão e Sermão proferido no Largo do Rosário.

 

Ofício de Trevas

Dia 13/04 – Sábado: 18:00 na Igreja Matriz de Santo Antônio

 

Semana Santa

Domingo de Ramos – 14/04

08:30 – Procissão de Ramos. Saída da Igreja Matriz em direção ao Santuário da Santíssima Trindade.

 

Dia 15/04 – 19:00 – Missa, em seguida, Procissão do Horto das Oliveiras.

Dia 16/04 – 19:00 – Missa. Procissão da Prisão de Jesus saindo da Igreja de Nossa Senhora das Mercês terminando na Igreja Matriz e em seguida Confissões.

Dia 17/04 – 15:00 – Missa e unção para os enfermos na Igreja de Nossa Senhora das Mercês. 19:00Via Sacra encenada e confissão.

Dia 18/04 – 19:00 – Na Igreja Matriz de Santo Antônio, Missa da Ceia do Senhor, Instituição da Eucaristia. Em seguida, Transladação da Sagrada Eucaristia até a Capela do Santíssimo, quando se inicia a Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 00:00.

 

Sexta-Feira da Paixão – 19/04

07:00 Reinicia-se a Adoração à Eucaristia.

15:00 – Ação Litúrgica da Adoração da Cruz.

20:00 Na Igreja Matriz de Santo Antônio, Sermão do Descendimento da Cruz; canto da Verônica, Procissão do Enterro

 

Sábado de Aleluia -20/04

19:00 – Celebração Solene da Vigília Pascal: Benção do Fogo Novo, Renovação das Promessas Batismais e Liturgia Eucarística.

 

Domingo de Páscoa – 21/04

07:30 – Solene Procissão do Santíssimo Sacramento, percorrendo às Ruas do Centro histórico encerrando na Igreja matriz. À chegada, Santa Missa Solene.

 

Serviço

Semana Santa em Tiradentes/MG preserva antigas tradições

Informações: (32) 3355-1412.

Site: www.tiradentes.mg.gov.br

Facebook: www.facebook.com/prefeitura.tiradentes

Instagram: @prefeituratiradentes

Administração: 2017 – 2020.

Lema da administração: Resgatando a história e construindo um novo tempo.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo