Geral

Dia da Água abre espaço para reflexão sobre o uso consciente

O Dia da Água, celebrado hoje em todo o mundo, foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 1992. A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.

Ações de conscientização e debates sobre o consumo, novas tecnologia para tratamento e dessalinização também são debatidos ao redor do globo.

Brasil

O Brasil possui uma das maiores reservas de água doce do mundo. Ao todo, 16% deste recurso hídrico é encontrado no País.

Apesar de abundante, o que se observa é uma má distribuição, isso porque, 68% da água está concentrada na parte norte do País e a massa populacional divide-se em outras regiões, cita-se a Sudeste, com a maior densidade demográfica, porém com apenas 6% de toda reserva natural potável.

Globo

A água, apesar de representar 70% da superfície do planeta, se não usada de forma consciente pode levar ao desabastecimento, afinal, apenas 2,5% desse total é de água doce, aquela adequada para o consumo.

No entanto, a pesquisa da ANA (Agência Nacional da Água) revela que cada brasileiro usa, todo dia, pelo menos 200 litros de água. Conforme a Organização das Nações Unidas, 110 litros/dia são suficientes para atender as necessidades de consumo e higiene de uma pessoa.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo