Artigo

Assessoria jurídica após a reforma trabalhista

O contencioso trabalhista é um dos principais objetos de preocupação por parte das empresas, por isso a adoção de mecanismos de controle, por parte das empresas, é uma das demandas mais importantes para o advogado trabalhista dentro de qualquer empresa.

A reforma trabalhista começa a alterar a forma de relacionamento entre departamentos jurídicos e escritórios de advocacia terceirizados.

O motivo é a previsão de pagamento de honorários de sucumbência por trabalhadores aos advogados da parte contrária que ganharem as causas, possibilidade que não existia até novembro, quando a Lei nº 13.467, de 2017, entrou em vigor.

Alguns escritórios já revisaram seus contratos com os clientes, sob forma de desconto nas faturas mensais. Esse posicionamento, não é unânime.

Os advogados devem mirar na prevenção, mantendo o controle sobre os processos, desde sua elaboração até o acompanhamento, além de propostas de acordos. É necessário gerenciar todo o contencioso conforme as necessidades de cada empresa.

Afinal, trabalhei por 5 anos e mais 2, no Jurídico de empresas e destaco as principais demandas exigidas pelo contencioso trabalhista: Recebimento de iniciais e apresentação da documentação suporte para a defesa; Análise de acordos; Negociações com o sindicato da categoria, sempre que houver alguma demanda; Treinamento e orientação de prepostos trabalhistas e a busca de testemunhas; Política de acordos; Elaboração de relatórios com avaliação de riscos; Controle de prazos e de audiências. “O melhor é evitar do que remediar”.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo