Artigo

“Como você usa o celular?”

Turibio Liberatto

Se você é uma daquelas pessoas que acorda com o despertador do celular, saiba que você não está só, pois milhões de pessoas usam do mesmo artifício para despertar do sono profundo.

Ele toca, você logo desliga e já olha as notificações e mensagens no aparelho. Whatsapp, Facebook, Instagram, Snapchat e por aí vai.

Você responde as mensagens, ri das atualizações dos amigos, reclama porque não recebeu aquela resposta que esperava, olha mais postagens e quando percebe já está atrasado. Só que nem chegou a verificar seus e-mails e perde mais alguns minutos fazendo isso.

Enquanto se troca, a caminho do trabalho (se for de condução pública e alguns infelizmente enquanto dirigem também, ao chegar ao trabalho, durante o expediente, no horário do almoço, a tarde – enfim, a todo momento – , a maioria de nós checa o celular, entra na internet e busca saber o que está acontecendo no mundo virtual.

Por que?

Por que fazemos isso? Quando e por que os acontecimentos que existem somente na tela do computador se tornaram tão definitivos e importante para nossas vidas ? Talvez alguns digam que é uma forma de se comunicar com quem está distante.

De fato se um ente querido mora do outro lado do mundo, a internet facilita o diálogo. Mas, existem os que moram próximo ou até na mesma casa e usam as telas dos aparelhos eletrônicos para conversar, interagir. Será que áudios de whatsapp substituem a boa e velha conversa olho no olho, tete a tete ?

Ou a melhor maneira de dar uma notícia a alguém é por meio de uma postagem de foto.

Propostas

Me arrisco a dizer que não. A tecnologia veio para agilizar e não para substituir o contato físico das pessoas mais próximas. No entanto temos deixado cada dia mais a tecnologia ditar nosso comportamento e, tirado o contato humano.

Por isso, propostas que nos desafiam a ficar mais tempo desconectados tem o objetivo de nos fazer avaliar a real importância do tempo que gastamos com esse comportamento. Sempre é tempo para mudar o que não te traz felicidade!!!

Etiquetas
Mostrar Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar