CidadesHome

Estabelecimentos comerciais de São Caetano contabilizam os prejuízos

Mais uma vez a protagonista do final de semana foi a chuva que assolou a Região do ABC.

A princípio, o Park Shopping São Caetano, vizinho ao bairro São José, não foi atingido pelos estragos da chuva, mas ficou sem energia elétrica e não abriu suas portas ontem.

Conforme a assessoria: “O Park Shopping São Caetano não registrou danos estruturais devido às fortes chuvas de ontem (domingo), porém prestou assistência às 70 pessoas, entre clientes e lojistas, que não puderam deixar o empreendimento na madrugada desta segunda-feira”. A previsão do Park Shopping é a de retomar suas atividades normalmente hoje.

De acordo com a Enel “equipes da concessionária trabalham no circuito elétrico que fornece energia para a região do Park Shopping. Duas subestações da companhia foram alagadas, impactando o fornecimento de energia para os bairros Rudge Ramos, Sacomã, São João Clímaco e a cidade de São Caetano. Equipes da concessionária seguem trabalhando na drenagem da água, limpeza do local e restabelecimento dos clientes, em parceria com o Corpo de Bombeiros”.

Extra e Assaí

Empresas e famílias ainda contabilizam os prejuízos gerados pelas enchentes ocasionadas pelas fortes chuvas que caíram sobre o ABC na noite de domingo e madrugada de segunda-feira.

O Hipermercado Extra de São Caetano e o Assaí, que ocupam o mesmo terreno, e ambos do Grupo Pão de Açúcar, foram dois dos estabelecimentos comerciais mais atingidos pela enchente. No interior da loja, alimentos, freezers verticais e horizontais, eletroeletrônicos, enlatados e tudo o que estava dentro do espaço e ao alcance das águas da chuva foram perdidos.

A assessoria do Hipermercado Extra e do Assaí informou que não divulga valores de investimentos ou de prejuízos e que não há previsão para a reabertura das lojas.

Primarca

Não bastasse os momentos ruins que o setor automotivo brasileiro vivenciou nos últimos anos, agora o banho de água fria veio, literalmente, com as chuvas que atingiram a Região do ABC. Em meio a esse cenário catastrófico está a Primarca de São Caetano, loja de venda e revenda de veículos e peças da GM (General Motors).

A loja ficou debaixo d’água e todos os veículos expostos, tanto dentro, quanto fora da loja, foram tomados pelas águas sujas proveniente da chuva misturada com o volume do Ribeirão dos Meninos, que margeia São Caetano e passa em frente à loja.

No interior da Primarca o estrago era visível, mesas, telefones, cadeiras e toda estrutura administrativa foi comprometida. O REPÓRTER tentou contato com a GM e a Primarca, mas até o fechamento desta edição não houve resposta.

Histórico

Mais uma vez as fortes chuvas com ventos que têm assolado a Região do ABC continuam trazendo transtornos aos moradores. No dia 6, causou o desbarrancamento de parte da Praça das Andorinhas, no bairro Santa Maria, além de deixar um rastro de estragos no próprio público.

Segundo um morador, residente em frente à Praça, já foram feitos diversos pedidos para que sejam realizadas a reforma, a poda de árvores e a limpeza do local, mas as solicitações nunca foram atendidas. Assim, com os problemas, as autoridades isolaram a área da Praça das Andorinhas para as devidas providências.

Procurada pelo REPÓRTER, a Municipalidade respondeu que a Pasta responsável já colocou em seu cronograma os reparos. “A Secretaria de Serviços Urbanos iniciará as obras já na próxima semana, com prazo estimado de quinze dias úteis para a conclusão. Será realizada a recomposição da galeria existente, contenção da Praça e recuperação do gradil”.

Queda de árvore

As fortes chuvas que vêm causando estragos no ABC continuam trazendo problemas para moradores e comerciantes da região e, mais uma vez, em São Bernardo, outra árvore sofreu colapso com os ventos, e parte dela veio ao chão.

O problema já havia sido relatado por uma munícipe em janeiro, que preocupada com o risco de queda de árvore procurou o REPÓRTER. Outro problema é que as árvores poderiam causar morte, uma vez que o contato dos fios molhados com as árvores poderia levar uma pessoa a óbito por descarga elétrica, caso tocasse nelas.

Na época a Prefeitura afirmou que a Enel Distribuição São Paulo, fornecedora de energia elétrica, teria sido notificada com pedido de prioridade.

Além disso, a Municipalidade respondeu ao REPÓRTER com a nota: “A Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Serviços Urbanos, informa que devido aos acontecimentos dos últimos dias, com fortes ventos e novas quedas de árvores, todas as equipes estão realizando força-tarefa para atender as demandas o mais breve possível. A poda e a retirada das referidas árvores ainda depende do desligamento de rede secundária de energia elétrica; serviço de responsabilidade da concessionária Enel. A fornecedora de energia elétrica foi notificada pela Administração, para dar prioridade ao serviço. A concessionária já foi cobrada diversas vezes para sua execução”.

Isenções

O prefeito José Auricchio Júnior anunciou isenção do IPTU, da tarifa de água e esgoto e a da taxa de coleta de lixo por 180 dias a cerca de 1.000 imóveis atingidos. Ao mesmo tempo, afirmou que a Prefeitura concederá auxílio financeiro que vai de 50% do salário mínimo a um salário para famílias que sofreram prejuízos com as enchentes.

Afinal, a Secretaria da Saúde de São Caetano também orientou a todos os que tiveram contato com a enchente a procurar a equipe de Saúde da Família após sete dias para avaliação clínica com o objetivo de identificar eventuais doenças contraídas. Do mesmo modo, está oferecendo almoço e jantar para as famílias no Nova Gerty, Prosperidade, Fundação e São José.

Calamidade

Em São Bernardo, o prefeito Orlando Morando decretou situação de calamidade pública, e anunciou 14 medidas que visam a mitigar os danos causados à cidade e às famílias atingidas pela tempestade. A medida estabelece mobilização total no trabalho de recuperação da cidade até o final desta semana.

Suporte

Então, para isso, estão previstas ações de manutenção da cidade, além de mecanismos de suporte aos munícipes, como disponibilização de vale-refeição, vale-transporte gratuito por 15 dias e colchões novos para as famílias atingidas, além de reivindicar acordo junto à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para uso gratuito da água fornecida pela concessionária por 30 dias, como forma de ajudar na limpeza das casas e entornos.

Alojamentos

Também está contida no plano de ação a disponibilização de alojamentos para as famílias desabrigadas. Serão 70 vagas no abrigo da Secretaria de Assistência Social, localizada no Centro, e mais 100 vagas em hotéis da cidade.

Além disso, as residências interditadas ou mapeadas pela Defesa Civil serão isentadas do IPTU de 2019. Mas os que perderam a casa serão incluídos no programa de Bolsa Aluguel da secretaria de Habitação e posteriormente em programas habitacionais.

Afinal, o plano anunciado inclui ainda força-tarefa do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para reforçar a necessidade da imunização contra doenças que possuem a chuva como principal vetor de contaminação e em ações de desratização e dedetização nas áreas mais afetadas. A fim de garantir a segurança dos moradores, haverá reforço 24h da Guarda Civil Municipal (GCM) em áreas estratégicas do município.

Dória

Orlando Morando, confirmou convite do governador do Estado, João Doria, para reunião que vai traçar planos de combate às enchentes.

A reunião foi oficializada para amanhã (13), no Palácio dos Bandeirantes, pela manhã. O governador confirmou que outros prefeitos da região vão participar.

Desde o primeiro momento das fortes chuvas, acionei o governador João Doria, que de pronto se colocou à disposição a busca de soluções emergenciais e, subsequente, a mais medidas que colaborem com o plano de minimizar os impactos”, conforme o prefeito Orlando Morando.

Ajuda

 

Em Santo André, Paulo Serra informou que equipes multisecretariais avaliam os danos e cadastram os atingidos para que recebam auxílios da Prefeitura. Até o final da tarde, 230 famílias já haviam recebido os primeirosa contatos da Prefeitura.

Ribeirão Pires

Em suma, nove imóveis no entorno do deslizamento foram interditados, seguindo avaliação do Instituto de Geologia do Estado de São Paulo, que enviou ao local geólogo e geógrafo para avaliação.

Represa

Afinal, a Sabesp e o DAEE comunicam que a represa Jundiaí no município de Mogi das Cruzes no dia 10/03/18 às 23h38 encontrava-se em estado de alerta e caso permaneçam as chuvas na Bacia do Jundiaí há previsão de em 12 horas atingir a cota máxima e com isso poderá haver vertimento de água excedente represada na barragem Jundiaí. A barragem apresenta condições operacionais adequadas e não há riscos.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo