AtualidadesHomeO Canto do Joca

Automotivas passam por reestruturação mundial, diz líder global na Ford

A princípio, a manifestação de ontem cedo dos trabalhadores na Ford de São Bernardo do Campo teve caminhada da sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC até a praça da Matriz, onde houve ato inter-religioso.

Além disso, contou com a presença do ex-diretor do sindicato Valter Sanches, hoje secretário-geral da IndustriALL Global Union – federação sindical global que representa cerca de 50 milhões de trabalhadores dos setores de manufatura, mineração e energia em mais de 140 países, e destacou: “Infelizmente estamos vendo a indústria automotiva mundial num processo de reestruturação, com fechamento de unidades, o que é muito preocupante.”

Muito além

De acordo com Sanches: “A Ford está anunciando fechamento de fábrica na Rússia, na França, de um turno de trabalho na Alemanha e, agora, a fábrica de São Bernardo. É importante esclarecer que o impacto vai muito além dos trabalhadores e suas famílias, são também impostos que deixam de ser arrecadados, é muito ruim para os países. É fácil para uma empresa que tirou tanta riqueza desse País agora colocar a culpa desse fracasso de estratégia nas costas dos trabalhadores. Não podemos aceitar”, ressaltou.

Panorama

O dirigente, que hoje vive em Genebra, Suíça, deu um panorama do setor automotivo no mundo e garantiu que a Federação também está se mobilizando para ajudar na luta contra o fechamento da fábrica no ABC.

Mesmo dia

A manifestação dos trabalhadores ocorreu no mesmo dia em que a comitiva do Sindicato se reuniu com a direção mundial da Ford, em Dearborn, nos Estados Unidos. Em suma, para a conversa com a matriz da empresa foram o presidente Wagner Santana, o Wagnão, o ex-presidente Rafael Marques e o coordenador do Comitê Sindical na Ford, José Quixabeira de Anchieta, o Paraíba.

Líderes

Com os metalúrgicos, ontem, participaram representantes dos sindicatos filiados à CUT/ABC e demais sindicatos e centrais, além disso, líderes políticos, como os deputados estaduais Teonílio Barba (PT) e Luiz Fernando Teixeira (PT), o federal Vicentinho (PT) e o ex-presidente do Sindicato e ex-prefeito Luiz Marinho.

Fomento

Enfim, o Governador João Doria anuncia hoje (8), às 12h, medidas de fomento para a indústria automotiva do Estado de São Paulo e ações na área de Segurança Pública.

Direito individual

A Faculdade de Direito de São Bernardo vai sediar nesta segunda-feira (11), às 19h, aula inaugural do módulo de Direito Individual da 15ª turma do Curso de Especialização em Direito e Relações do Trabalho.

Sociólogo Ricardo Antunes

Novo proletário

 

Com o tema “O privilégio da servidão: o novo proletariado” de serviços na era digital, a aula será ministrada pelo sociólogo Ricardo Luiz Coltro Antunes, voltada também ao público externo.

Então, interessados devem providenciar sua inscrição gratuitamente em www.direitosbc.br até 10 de março. Vagas limitadas.

Mostrar Mais

2 Comentários

  1. reduzir imposto…………………………..para a população isso nem pensar ne………..essa reuniões não dão em nada
    proposta neste sentindo nimgume que faze..ou seja fecha a empresa e acabou,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,problema de quem trabalhava la…………………………………vc votou……………no seu candidato que prometeu melhorar o governo ………….eu não
    e pelo que vejo arrependimento nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo