CidadesHomeSão Bernardo do Campo

Viaduto dos Bombeiros entra na reta final

As obras do viaduto dos Bombeiros, no Jardim Irajá, entraram na reta final com o início do içamento de seis super vigas de aço, que conectarão as avenidas Rotary a Luiz Pequini, transpondo a Praça dos Bombeiros e aliviando o fluxo de veículos que circulam na rotatória.

O projeto faz parte do futuro corredor Leste-Oeste e tem previsão de conclusão em julho de 2019. O início do procedimento foi acompanhado pelo prefeito Orlando Morando e pelo vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, na madrugada desta terça-feira.

Super vigas

As vigas de aço utilizadas na construção possuem 93 metros de extensão e pesam cerca de 210 toneladas (o que equivale a quase oito caminhões carregados de uma única vez), figurando entre as maiores do Estado de São Paulo.

Além disso, para efetuar o transporte das estruturas estão sendo utilizados dois guindastes de forma simultânea, além de caminhões especiais. “Esta obra está sendo acompanhada pelo IPT (Instituto de Pesquisas Técnicas), que atestou a qualidade de todo o material envolvido na construção. É a certeza de que as obras que foram retomadas serão finalizadas, depois de todo o transtorno que geraram à população“, disse Orlando Morando.

Em suma, orçado em R$ 81,5 milhões, o projeto foi abandonado em 2015, com 52% de execução, após exaurir cerca de R$ 42,4 milhões da União. Enfim, a continuidade foi viabilizada por empréstimo captado com o Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo