CotidianoHomeSão Bernardo do Campo

Ford anuncia fim das atividades na planta de SBC

Wilson Guardia

A Ford Motor Company anunciou, ontem à tarde, que vai encerrar suas atividades produtivas na planta de São Bernardo. O desmonte da fábrica, com a demissão de cerca de três mil trabalhadores ocorrerá este ano. A previsão é de que até novembro, a companhia encerre suas operações.

Em nota à imprensa assinada pelo presidente Lyle Watters, a empresa alega estar “comprometida com a América do Sul e com um modelo de negócios ágil, compacto e eficiente, fortalecendo sua oferta de produtos e parcerias globais” e ainda destaca ser um “importante marco para o retorno à lucratividade sustentável de suas operações”.

O impacto financeiro com despesas não recorrentes, como a indenização de trabalhadores, por exemplo, é estimado em 460 milhões de dólares. Ainda de acordo com a empresa, a decisão de deixar o mercado de caminhões “foi tomada após vários meses de busca por alternativas, que incluíram a possibilidade de parcerias e venda”.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, garante que foi informado da decisão da montadora em reunião com a diretoria. A pauta, no entanto, era outra, a discussão sobre investimentos na planta de São Bernardo. O sindicalista destaca: “uma coisa é certa, não vamos aceitar passivamente esta decisão. Vamos à luta”, convoca Santana.

Por fim, Orlando Morando, prefeito de São Bernardo, destaca: “estou indignado com o fato da Ford não ter avisado e tampouco dialogado com ninguém sobre sua decisão”.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo