AtualidadesHomeO Canto do Joca

CPI do Semasa vai investigar a dívida com a Sabesp

Joaquim Alessi

O objetivo de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar a situação financeira do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e sua dívida de cerca de R$ 4 bilhões com a Sabesp será o de levantar todos os números referentes aos últimos sete governos municipais, a fim de atribuir responsabilidades pela situação em que se encontra a autarquia, e a crise de abastecimento de água no município. A revelação é do vereador Ronaldo de Castro (PRB).

Base

Integrante da base aliada do prefeito Paulo Serra (PSDB) na Câmara Municipal de Santo André, que reuniu-se na tarde de segunda-feira, antes da audiência pública convocada pelo PT (Partido dos Trabalhadores), Ronaldo disse que tem-se falado muito na necessidade de criar a CPI, “mas para apurar desde quando começou a acumular-se a dívida”.

Prefeitos

Segundo o vereador Ronaldo de Castro, a intenção é levantar todos os dados financeiros desde 1989, ou seja, as gestões de Celso Daniel (1989 a 1992, 1997 a 2000, e em 2001 e início de 2002); Dr. Newton Brandão (1993 a 1996); João Avamileno (de 2002 a 2004 e de 2005 a 2008); Dr. Aidan Ravin (de 2009 a 2012); Carlos Grana (de 2013 a 2016) e Paulo Serra (eleito para o período 2017-2020).

Cicote

Além disso, em meio a esse debate sobre o Semasa, o vereador Almir Cicote (Avante) reconsiderou e vai assumir a superintendência da autarquia.

Marcos assume

Por isso, ontem mesmo já assumiu a cadeira de Cicote o vereador Marcos da Farmácia (PSB). “É com muito prazer que retorno a esta Casa e espero que o povo andreense se sinta representado com o nosso projeto; agradeço ao povo de Santo André pela confiança e pela oportunidade”, destacou.

Visita

O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) visitou ontem a Câmara de São Caetano, e foi recebido por 16 dos 19 vereadores na sala da presidência.

Temas

Além disso, segundo os participantes, o encontro de cordialidade tratou de temas atuais da cidade, como o esforço do município para a manutenção da GM e a forte tempestade que atingiu a cidade na sexta-feira, e fez muitos estragos.

Reforma

Só o projeto de reforma administrativa ficou para ser enviado amanhã ao Legislativo, pois, segundo o prefeito, ontem mesmo ele observou pontos que precisam ser modificados antes de a matéria ser protocolada.

Secretariado

Indagado sobre se havia acabada a reforma no primeiro escalão, Auricchio disse que sim. Mas, questionado sobre eventual saída do vice-prefeito Beto Vidoski da Secretaria de Esportes, o prefeito respondeu: “Da minha parte, não”.

Nova decisão

Bem como, o vereador Camilo Cristófaro (PSB) conseguiu pela segunda vez suspender a cassação de seu mandato na Câmara de São Paulo, e deve responder ao processo até o final do mandato, em 2020, segundo especialistas.

Doações

Em suma, Cristófaro foi condenado por doações para a campanha feitas pela mesma doadora que figura no processo do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) e de seu vice, Beto Vidoski (PSDB), em São Caetano do Sul.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo