Como se tornar uma pessoa mais resiliente

Lilian Tomita

Resiliência significa a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, se adaptar, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.

A palavra vem do Latim “resilire”, que significa recusar, voltar atrás. Na Física, significa o processo de um corpo retornar à forma original após ter sido submetido a uma deformação elástica. E na psicologia, significa voltar ao estado anterior após um período de mudança.

Além disso, em épocas de crise, tornar-se uma pessoa resiliente é de extrema importância, para se conseguir manter a visão otimista e encontrar meios e novas formas de lidar com os problemas e eventos estressantes que surgem, mantendo a confiança em si e nos negócios.

Para se tornar uma pessoa mais resiliente, são necessárias algumas mudanças de atitude e de comportamento, como:
– aprender a administrar as emoções por meio do autoconhecimento;
– controlar os impulsos, para não tomar decisões precipitadas;
– ser otimista;
– estabelecer vínculos sociais e familiares positivos, pois eles são o grande apoio para lidar com as dificuldades;
– ser mais flexível a mudanças, sentimentos e pensamentos, pois todos os dias ocorrem mudanças e transformações no mundo e nos seres humanos.

Portanto, é importante também ter propósitos e objetivos de vida específicos e, finalmente, buscar ajuda e suporte afetivo e emocional, provenientes da família e de grupos de apoio.

Sair da versão mobile